sábado, 11 de abril de 2020

Resposta a uma mulher misteriosa




                         Querida, como sempre você apareceu no momento certo e oportuno.
São características suas que nunca vou ser capaz de compreender.  Está em diversos lugares, como cigana fosse.  Não vale a comparação?  Cigana?  Creio que é exatamente assim. Alma cigana, não tem lugar determinado para ficar como que plantada nesta Terra nada pequena.  Fica onde gosta, conhece, bebe o vinho, experimenta o que interessa e segue em frente.  Uma maneira bastante interessante de viver.
            Talvez, eu não tenho certeza, gostasse de também viver assim.  Para ter ideia disso, só experimentando.  E para isso é preciso de um desprendimento que talvez o tempo me tenha tomado.  Não me digo velho ou sem iniciativa, mas tão somente satisfeito com o meu lugar.  Às vezes a gente pensa em mudança sim, outro país, cidade grande, alternando com lugar pequeno, com o mar e a praia servindo de área da sua morada. Vida simples, talvez enjoada e cansativa com o tempo.
            Escrever num lugar assim, quem sabe?  Deve dar bom resultado.  Concluído o trabalho, é melhor não insistir no lugar.  Se você insiste em trabalhar sentido a influência do local onde está, melhor desistir.  Vai cair em lugar comum, é quase certo.
            Gostaria muito de saber mais sobre você.  Como está sentindo a vida nestes momentos, o que vai por dentro desta alma misteriosa e ao mesmo tempo pronta para respostas que não permitam revelar sua privacidade.  Simples compreender isso.  Talvez sejamos todos assim, uns mais, outros menos.
            Continuo buscando um encontro cada vez mais verdadeiro com minha alma.  Não entendo a existência sem isso. Insistindo, parece que você vive num quarto escuro, apertado e com pouco ar.  Ora, não é este o lugar para uma vida saudável.  Se não estiver correto, por favor, corrija.
            Escrever não é nada fácil, e trabalho concluído requer boa divulgação.  Nunca este procedimento pode ser taxado como exibicionista; quem escreve tem o objetivo de transmitir, compartilhar, fazer com que o leitor pense e participe do seu texto.  Acabo de firmar contrato com uma editora americana.  Talvez ande um bocado, pois o livro fala em correrias, espionagem, mulheres sensuais, atentados, ou seja, tudo bem ao gosto dos norte-americanos.  Só deles?  Tenho cá minhas dúvidas.
            Os motivos que a trouxeram de volta não são dos mais agradáveis, mas não parecem graves.  Devo dizer que acho estranhos, mas esta sempre foi uma marca muito sua.  Escreva.  Eu também gosto de ler!
            Beijo.

11 comentários:

Carmem Velloso disse...

Errou no tempo, esta editora norte-americana. Lula e Chávez, de assentada? Eles odeiam os dois. Está falando da sua publicação "The Rules of de Game", e mesmo no Brasil ficou repudiada por reacionários que não entenderam a trama, Jorge.
Beijo. Sucesso, Boa Páscoa.

Anônimo disse...

Jorge, boa tarde, feliz domingo Pascal, junto, aos familiares queridos!
Gratificante ter a oportunidade de ler sua crônica, hoje, não sei se minha alma também é de cigana, ou, águia! O fato é que, não gosto de, permanecer, muito tempo, num mesmo local.
Grata pelo convite.
Nadir D'Onofrio

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Jorge, gostei muito de ler essa crônica, peguei um ponto que era meu fraco: por anos queria morar fora da minha cidade, mas não fora do meu estado. Anos a fio meu sonho era Gramado, onde tiramos férias sempre. Porém, as coisas mudam, filhos adultos, já não penso mais e descubro a cada dia mais, os valores do meu estado, da minha cidade. Mas a família não esquece esse meu episódio de querer morar noutra cidade e continuam no meu pé.
Bem, desejo a você e sua família um restinho de uma boa Páscoa, dentro do possível, tudo passará e logo todos nós voltaremos a sorrir. O mundo ficará novamente mais alegre.
Beijo, meu amigo!

Elvira Carvalho disse...

Gostei muito de ler esta sua crónica. Livros de espionagem sempre agradam a uma grande maioria de Leitores.
Uma grande verdade, deixou escrita. Escrever não é nada fácil.
Abraço e uma boa semana

marcia disse...

Oi Jorge sua crônica é tudo de bom.
Tem razão ao dizer que escrever não é fácil.
Acho que pior de tudo, é encontrar quem leia o que escrevemos.
No momento, o mundo anda sombrio com o medo sentindo medo.
Quando tudo passar, acredito que o homem será um ser humano mais... humano.
Que sua semana seja de paz. Bjus

Anônimo disse...

É um teste. Anonimato e mentira.

Comentários Coisa&Tal disse...

Jorge,
Eu adoro ler aqui,
venho assim que publica.
Eu detesto mentir ou ler
só por ler e comentar por comentar.
Confesso que fiquei meio
perdida no contexto do texto.
Vou ler mais umas vezes e se
eu me achar volto para comentar.
Combinados?
Bjins
CatiahoAlc.

Ana Freire disse...

Tem toda a razão, Jorge! Escrever nem sempre é fácil... mas no momento presente... estamos vivendo realidades tão mirabolantes e impensáveis... que a própria actualidade... parece oferecer matéria prima para uma porção de livros, desde a ficção cientifica (com um vírus que tomou o mundo num galope, nascido debaixo da asa de um morcego), ao humor (pensemos nas figuras, nos anos mais recentes, eleitas em tantos países... só rindo mesmo muito delas, e de quem votou nelas, para não chorar agora, com as irresponsáveis atitudes que tomam hoje... e que no momento se medem, em vitimas diárias)... espionagem (com um coreano apontando míssil pro céu enquanto o mundo anda distraído com viroses, enquanto não decide para quem apontar a versão mais actualizada... ou com sistemas de informação, que nos seguem 24 horas por dia, enquanto instalamos inofensivas app's nos telemóveis)... guerra bacteriológica e terror (com mil teorias de conspiração, que pairam no ar, originando tão voraz pandemia)... dá para uma pessoa se inspirar, em qualquer estilo... até romance... com figuras reais, desistindo de o ser... por amor a outras causas, e modos de vida...
Hoje em dia, este mundo está tão insano... que fica difícil é escolher uma ponta por onde se lhe pegue... e escrever sobre ele... e para ele... algo que faça sentido...
Melhor mesmo... é escrever coisa do outro mundo... e de outro mundo!... Romance histórico... ou futurista... porque sobre este presente, do momento... se correr o virus pega, se ficar o vírus come!... :-))
Beijinhos, Jorge! Bom domingo!
Ana

CÉU disse...

O título da sua crónica é bem atraente, tal como o inicio: querida.
Nela fala de vários assuntos, que estão relacionados todos uns com os outros, embora tal não pareça, mas escrever e ter gente que nos leia com agrado nunca foi tarefa fácil. Todavia, sei, meu querido Jorge, que você não tem razão de queixa, porque para além do seu enorme talento, tem mulher sensual e cigana por perto, e portanto, tudo dá certo.

Beijos e bom fim de semana.

Inezteves disse...

Maio...E nenhum conto?

Ana Freire disse...

Aproveitando que vim aqui espreitar, se haveria alguma novidade... deixo um beijinho e os meus votos de um bom domingo! Esperando que se encontre bem... e a salvo, emocionalmente... desse vírus... não me refiro ao que, não brincando em serviço, é bastante competente... mas ao eleito carrasco, que sendo absurdamente incompetente, tem feito um estrago danado... corroendo vontades, possibilidades, consciências... mas não dispensando... um belo dum churrasco!...
Ana