quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sem golpes


            

              A política brasileira é marcada por uma sucessiva ação de golpes.
            É a razão principal da boataria que correu com força principalmente nas redes sociais, mas se abrandou no momento.  Por ter sido mínima a diferença de votos na eleição presidencial, colunistas de direita comprometida e várias pessoas sem a menor formação política, articulavam um pedido de impeachment da presidente da República.
            A medida é legal e constitucional, mas para ser aplicada sempre que for cometido ilícito grave por dirigente do poder executivo.  É procedimento que não cabe ao judiciário, mas ao legislativo, nas suas duas casas quando se trata da presidência da República.  Não se tem prova, até o presente momento, que a reeleita Dilma Rousseff tenha cometido infração que justifique a instauração do processo.
            A República vai muito mal. O Brasil é recordista de homicídios no mundo, a criminalidade campeia, a economia nunca esteve tão fraca, inflação sem o menor controle, estradas, saúde e educação não atendendo às necessidades do povo.  Mas isso é mau governo, não crime. 
Enquanto a esquerda mais ativa procura soluções radicais, a direita reacionária quer soluções incabíveis, como a entrega do poder aos militares.  O fato é tão sem cabimento que nenhum movimento fardado está se ocupando de política, nem deseja o poder.  As Forças Armadas cumprem rigorosamente o seu dever, como a “guarda da pátria”.
O que está havendo é o desenrolar do processo que envolve a Petrobras, e aí sim, pode surgir prova ou nome realmente comprometido. Se não surgirem provas, é bom que os afoitos se aquietem e deixem o assunto nas mãos dos deputados e senadores, salvo surgindo fatos sérios que fiquem ao descaso.  Justificam as passeatas de protesto, como nos tempos do governo Collor.  O Congresso tirou-o do poder, é verdade, mas pressionado pelo povo que não deu tréguas.
Um fato porém é de ser ressaltado.  Existe o crime de responsabilidade fiscal, inicialmente cogitado para punir prefeitos que gastavam mais do que arrecadavam.  A lei está em vigor, e até o presente momento as contas de despesa e receita do governo federal não fecham.  Ora, tal fato colocaria a presidente como autora de crime, criando uma confusão nunca vista no país.
O ano fiscal não terminou, e acertos sempre foram feitos tanto aqui como em muitos outros países.
A questão não é essa. O sério, difícil e muito trabalhoso vai ser a administração do país em 2015, quando a “herança maldita”, fato tão comentado pelos dirigentes, vai ter que ser gerida por quem lhe deu origem.   




Publicado no Pravda de 14/11/2014http://port.pravda.ru/cplp/brasil/15-11-2014/37615-sem_golpes-0/

11 comentários:

celso felicio panza disse...

Jorginho,está em curso nas cabeças livres e independentes, no campo da prova, a antiga e atual "Teoria do Domínio do Fato", clara como aluz solar. Estamos em instrução do "petrolão" para o qual o mensalão é tira-gosto.Processo presidido pormagistrado de biografia impecável. O mérito,cognição, pelo princípio da atratividade e do foro privilegiado, levará todos que aflorarão ao STF, competente para o deslinde. O que ocorrerá? Não sei. Quanto ao impeachement não passa de conjectura de cabeças menos aparelhadas. Abraço. Celso

Rita Lavoyer disse...

...é engolir isso mais 4 anos!

marcia disse...

Jorge,sabemos que nada vai mudar...Bjus

Caio Martins disse...

Jorge, cuspiu pra cima cai na cara. Dilma não pode ser defenestrada: tem de ficar os quatro anos e sair como o pior governo da história republicana.
Depois se vê cadeia incluindo o mentor e seus asseclas.

Célia disse...

Esse é o governo que temos... Não o que gostaríamos de ter... Mais um ato "goela abaixo"!
Abraços.

Carmem Velloso disse...

Quinze suspeitos, dirigentes das maiores construtoras do país e diretores presos pela Polícia Federal? Num mesmo dia?
Se não for nessa, nunca mais, Jorge.
Beijos.
Carmem

Shirley Brunelli disse...

E "quem lhe deu origem" continua fazendo das suas...Ah! Deus, cadê o povo???
Beijo, Jorge!
(Já estou no Asfalto...)

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Eu concordo com tudo, Jorge. Mas a prova cabal de lesa-pátria contra a Rousseff não vai ter mesmo. A inteligência petralha vai blindá-la com a mesma astúcia utilizada para blindar o Lula, no mensalão e nas centenas de outros delitos em que se meteu. O infortúnio pode chegar a todos, menos ao capo da quadrilha.

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Gostei, como sempre, nada como ser bom conhecedor de Política, o que sabe fazer e muito bem! Tudo vai se arrastar como "dantes", até estourar uma boa "tourada" , e Dilma ser engolida por um bom touro enfurecido!
Abraços,
Efigenia Coutinho

Rosa Pena disse...

deixo um beijo

Unknown disse...

Jorge conhece bem política. Faz uma análise como jornalista, e não como partidário político. É isto que admiro: sensatez. Abrs