sábado, 3 de fevereiro de 2018

Parlamentarismo

                                                    

            Temos, todos nós, eu inclusive, a mania de lavar roupa suja em público.
            Assim é agora e todo o sempre.  Os petistas estão em pânico.  Queriam porque queriam uma América do Sul bolivariana.  Ora, Bolívar foi um alienado político.  Não enxergando um palmo adiante do seu nariz, pretendeu juntar as Américas sob sua estranha doutrina, na qual só podemos pensar, nunca por em prática.  Ela é exclusivista, discriminatória e não atende as normas gerais de Direito Constitucional aceito e respeitado em todo o mundo.
            Socialista atual?  De jeito nenhum.  Mesmo da forma antiquada, onde o regime restringia-se aos ditames de um povo inculto e carneiro das elucubrações marxistas?  O filósofo inglês Bertrand Russel simplificou com muita propriedade o pensamento marxista: perigoso filosoficamente e equivocado matematicamente.  Russel foi conhecido matemático, enquanto Marx, advogado, nada entendia desta muita difícil ciência. 
Existem advogados apaixonados pela ciência dos números, como por exemplo, o ministro Barroso, do STF.  Mas conforme ele mesmo declarou, numa entrevista televisionada, parou seus estudos quando entrou o cálculo newtoniano.  Não por falta de capacidade, mas era, na época, chefe de um escritório muito movimentado no Rio de Janeiro.  Era preciso dedicação integral, e sua responsabilidade profissional exigia isso.
Ora, o STF já decidiu, em 2016, que transitada em julgado uma sentença de segunda instância, o réu deve ser preso e passar à pena incontinente, os recursos são muitos e corre-se o risco de prescrição, até julgamento final do Supremo.
Foi o presidente mais popular?  Talvez sim.  Mas também o que mais subtraiu o Tesouro Nacional, desde que temos dirigentes aqui no país, inclusive os das Capitanias Hereditárias, das quais somos vítimas até hoje.
Orgulhamo-nos da nossa democracia.  Que democracia, se os algozes nos ferem, e só em janeiro de 2018 já morreram treze policiais militares no Rio de Janeiro, combatendo o crime organizado?
A situação atual é muito pior da que se imagina.  Social, educativa e desenvolmentista.  A solução é uma só: trabalho.  Trabalho honesto, por toda a sociedade e pelos representantes dela.  Sem presidencialismo, o motivo de todas as discórdias, mas com um parlamentarismo exemplar.  

         

10 comentários:

Aida disse...

Concordo plenamente, amigo Jorge!

Caio Martins disse...

Certo, Mestre Jorge! "Ou acabamos com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil!". Ou, mera questão de doses cavalares de vergonha na cara...

Célia disse...

Essa "Roupa Suja" está tão encardida, com terríveis manchas que, detergente algum as remove...Afinal, sabemos que, realmente, já expirou seu prazo de validade. Novas roupas são necessárias para novos corpos minimamente honestos para uma nova moldura humano-social e econômica.
Abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Jorge, confesso que perdi um pouco a fé! Todos os cantos do país estão minados, quanto menos se espera, nasce algo novíssimo de um lugar que nunca se imaginou. Aqui na minha cidade 77% não saem à noite. Muito crime. O Rio está o caos, o Brasil inteiro está igual. A bandidagem tomou conta. Olhe os candidatos... os mesmos se arrumando! Interagindo.
São as velhas raposas que continuarão a cuidar do galinheiro! A contaminação se alastrou, está na raíz. Para melhorar, só um choque de milhões de volts na moral brasileira - pra começar.
Beijo, meu amigo! Tudo teria de mudar! E como? Só redescobrindo esse país.
Sempre bom vir aqui!

Carmem Velloso disse...

Jorge, o país está falido. Nestas condições, o que pode funcionar direito?
Os dois primeiros anos de Lula como presidente foram razoáveis, até mesmo bem razoáveis. Depois a quadrilha petista instalou o "ensaio bolivariano", onde entre outras providências, instituiu o furto da coisa pública, o peculato e as corrupções, ativa e passiva.
Que você queria como resultado, senão este, onde o desemprego tomou conta do país e, para complicar tudo, policiais militares e civis fazem greve, por não receberem seus pagamentos?
É o caos, dura realidade, herança dos governos petistas.
Beijo. Carmem

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Não creio muito no Parlamentarismo vingando por aqui... mas seria uma tentativa. Meu desencanto, contudo, não me deixa muito entusiasmado!

Luiza De Marillac Bessa Luna Michel disse...

Caro Jorge: Também Não Creio No Parlamentarismo... Nesse País De Tantos Contrastes! Sua Crônica Sob Meu Aplausos! Estamos Atolado No Lodo... Abraço da Luiza

Iná disse...

Meu caro,Jorge!Excelente crônica,concordo com você em gênero,número e grau.Aplausos!!!
Beijos.
Iná.

Anderson Fabiano disse...

Jorjão,
Já li tanto sobre essas coisas, já ouvi tanta bizarrice em nome de uma tal de política, já emudeci diante de tantas irregularidades que, de tão óbvias, desacreditaram até o STF, já apanhei tanto nos meus tempos de revolucionário que hoje só enxergo uma saída: devolver para os índios e começar tudo de novo. ARGH!
abraços fraternos,
Anderson Fabiano

Celso Felicio Panza disse...

A coisa vai mudar Jorginho, como conversamos, não tenho dúvidas, mesmo sem muita renovação congressual. Há uma consciência popular antes desconhecida.