terça-feira, 17 de setembro de 2019

"Ao pé da serra"



                                                              "Ao pé da serra"                                       

            Este é o nome que Maria Mineira, nascida Maria do Carmo Oliveira Halfeld deu ao livro que acaba de publicar.
            Conheci a autora no Recanto das Letras, onde se encontram hoje excelentes autores nacionais.  Poetas e prosadores.  Visitei sua escrivaninha no Recanto, e fiquei admirado com a qualidade dos textos.
            Como nos “Contos e Causus da Canastra”, um subtítulo de “Ao Pé da Serra”, Maria Mineira traz para quem não conhece, as bandas onde Riobaldo e Diadorim, de “Grande Sertão: Veredas” transitaram, histórias do lugar encantado.
            Ali nasce o São Francisco, os riachos e pequenos lagos que enfeitam o lugar e acontecem muitos causus que nós da cidade grande não conhecemos.  Casas mais simples, outras abrigam produtores.  É a vida lenta e gostosa dos moradores da Canastra, o café perfumado da manhã, comidas típicas do lugar e histórias, muitas histórias.  Maria Mineira é mestra em conduzi-las, a gente pega o início e quando dá por si, o causo acabou... Mas nas páginas seguintes vêm outros, e mais outros, todos envolvendo o leitor.
            Não vou contar nada, não quero tirar o prazer de quem ainda não leu o livro onde o mistério, as crenças, as árvores e os pássaros são os donos do lugar, que Maria do Carmo soube descrever tão bem.

Imagem: nascentes do São Francisco

9 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Jorge, pois é morar no interior... numa época da minha vida, com os filhos ainda pequeno, foi o que mais quis, lembrei disso lendo tua ótima crônica. Incorporei aquela vida tranquila, sem estresse, na Serra onde tudo era pertinho, o clima bom e onde todos se conheciam. Eu sonhava com Gramado/RS. Aquela gente do interior me fascinava. Hoje nem penso mais, a realidade já é outra, as coisas não são bem assim como imaginamos.
O livro deve ser muito interessante, deve contar muitas histórias.
Beijo, querido amigo, uma ótima semana!

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante.
Que o livro seja um grande sucesso.
Abraço

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Deu vontade de ler e conhecer. Vou atrás! Valeu a dica, Jorge.

Maria Mineira disse...

Jorge, grande amigo e incentivador, muitíssimo grata por tão belas palavras!Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Um grande abraço aqui da Serra da Canastra! PS: O livro de meus alunos será lançado no dia 07 de outubro, aqui em São Roque de Minas!

Carmem Velloso disse...

Assim é. Quem não gosta de uma prosa regada a pinga e café mineiro? Salgados, queijos, e a tradicional 'mineirice"? Jorge gosta, eu também, e Maria Mineira conta...
Beijo. Carmem

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Jorge,
Muito obrigada pela dica.
Adoro vir aqui e ler com calma.
Publiquei uma poesia sobre beijo
lá no Espelhando, vou adorar vê-lo por la.
Bjins CatiahoAlc. de Ótima nova semana
Blog: https://delasdelesouviceversa.blogspot.com/
Blog: https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/

Caio Martins disse...

Meu cumpadi Jorge: se vosmecê indica, sõ pode ser coisa boa! Forte abraço!

CÉU disse...

Oi, Jorge, há qto tempo!

Tudo bem? Por aqui, também.

Não conheço a autora, e só agora ouvi falar dela aqui, mas se você leu e gostou do k leu, então, é muitoooooooooooooooooooo bom.

Nós, nas cidades, desconhecemos essa histórias de encantar.

Beijo e uma feliz primavera!

Ana Freire disse...

Uma autora, que não conheço... para prestar atenção futuramente, se tal se proporcionar... já que tem a sua chancela de aprovação... já fiquei com vontade de conhecer algo da sua obra...
Faço votos, de que tal livro, seja o maior sucesso! Vou anotar a dica, sobre o mesmo!
Beijinho
Ana