quarta-feira, 29 de julho de 2020

Tristeza


                                                    

E não?  Estamos atravessando uma fase maldita da vida terrestre, no momento.  Pesada a expressão?  Não creio.
O mundo ficou triste, ele está triste, e não sem razão; parece que os dias felizes acabaram.  Morte.  Doença.  Sofrimento.  Dor, enfim.  Nada fizemos em prol disso, ela veio do desconhecido e está aborrecendo demais.  Todos os dias vemos o número elevado da tal covid, que ataca e mata tantos de nós.
O homem, por mais errado que seja, não merece este castigo biológico, proibido mesmo nas mais cruéis guerras que temos conhecimento.  Como dizem os juristas, é ‘insidioso e cruel’.  Fomos apanhados de surpresa, nem poderia ser de outra forma.  O tratamento que se usa é o de emergência.  Drogas conhecidas, algumas contra piolhos, imaginem!   Mas muitos têm sido salvos.  Outros tantos, não aguentam a maldade e virulência do talzinho.  Veio para causar morte.  E está cumprindo o seu dever demoníaco.
Estamos tristes, todos.  Mesmo que tenhamos cometidos os pecados mais vis que a humanidade já cometeu, muitos, muitos inocentes estão pagando pelo que nada fizeram.
Tristeza!  Justiça dos homens, justiça de Deus. Jamais acreditei nem em uma, nem na outra.

Imagem: Uma rua em Aleppo.  Banho de sangue



14 comentários:

Caio Martins disse...

Grande Jorge! Perfeito!
Forte abraço, Marujo!
Caio.

Elvira Carvalho disse...

Muito triste mesmo.
Abraço e saúde

AIDA disse...

..."parece que os dias felizes acabaram."

Anderson Fabiano disse...

Jorjão, esse tal de ser humano tem cometido tantas atrocidades contra a vida, no seu sentido mais puro, que às vezes penso que estamos nos auto exterminando.
O homem é o verdadeiro vírus!
Aos da resistência, restam resiliência, esperança, dor e luto...
Meu carinho,
Anderson Fabiano

Rita de Cássia Zuim Lavoyer disse...

Em Deus eu creio muito. Em justiças??? .....

Carmem Velloso disse...

Concordo 'in totum'. querido Jorge. Tudo funciona conforme você escreveu. Parabéns!
Beijo.

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Jorge,
Sua escrita nos é
VERDADE.
E o mais estranho é que
não vemos fim para isso tudo
e para essa tristeza danada.
O o pior é que o vemos pela
janela, não condiz
em nada com a realidade/verdade.
Bjins
CatiahoAlc.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Oremos!

Jorge Sader Filho disse...

Infelizmente uma crônica curta doida, muito doída!


Ani Braga disse...

Oi Jorge querido


Realmente estamos vivendo momentos muito tristes.

A vida é feita de momentos...
E estar aqui está sendo um momento especial...
Já estou seguindo e voltarei sempre que puder...
Se quiser, dá uma passadinha no meu também...
Quem sabe não gosta e segue também...

http://cristalssp.blogspot.com

Beijos 
Ani

marcia disse...

Querido Jorge,no momento atual só podemos rezar. bjus

Tais Luso de Carvalho disse...

Que bela crônica, sim, ao ler fui tendo o mesmo pensamento, mas talvez muitos mereçam por tantos crimes hediondos que cometeram, que trucidaram tantos inocentes, tantas crianças, porém, jamais concordaria com uma pandemia dessas que leva também inocentes, crianças, idosos que nada têm a ver com atos criminosos.
Pena esse sofrimento todo, estamos isolados e assim mesmo temerosos. Não sei como vai acabar isso, tampouco imaginei viver uma pandemia, um horror que presenciamos diariamente, e se alastrando mais quando iniciam a flexibilização.
Gostei muito.
Uma boa semana, Jorge,
bj, até mais!

Ana Freire disse...

Se há coisa que estes tristes tempos vieram realçar... é a suma importância da importância dos processos eleitorais... da democracia... e da participação consciente de todos nós, neles... para que figuras de Estado sejam eleitas... com verdadeiro sentido de Estado... e isso faz toda a diferença em matéria de orientação do povo... para que se salvem muitas vidas... quando o povo tende a ser indisciplinado, ou por força das circunstâncias da vida, menos colaborante a acatar certas práticas...
Uso de máscara sempre em meio urbano... distanciamento social, sempre que possível... lavar mãos com frequência... algo tão simples... se isto fosse levado à séria em todos os países... muitas vidas seriam poupadas... enfim... o vírus... está a fazer o que sabe... são as pessoas, que não estão fazendo o que devem...
Excelente crónica, Jorge... que espelha a triste realidade que o presente encerra... mas muito por culpa, da falta de consciência e pedagogia, na divulgação de comportamentos e hábitos que salvam... por questiúnculas das engrenagens politicas, económicas... em que a saúde pública não tem valor, em face de outros interessezinhos... no combate à gripezinha...
Deixo um beijinho! Estimando que tudo por aí, vá correndo o melhor possível, com esperança... afinal já se começam a ouvir falar das primeiras vacinas...
Ana

rosa-branca disse...

Muito complicado mesmo e o ser humano se recusa a aprender e age como se soubesse tudo. Um abraço com carinho