sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Fim de ano


 

                                         Fim de ano

 

            Foi dureza!  O ano 2021 colocou o homem em cheque!

            Passamos por duríssimas provações, ainda não superadas.  A maldita covid-19 transformou este ano em amaldiçoado.  Matou muitos, trouxe choro, desesperança e mesmo desespero. Nos últimos cem anos, não se conhece fato tão maldito.

            Mas o homem é grande!  Com a sua ciência, conseguiu a vacina em tempo surpreendente, que conseguiu arrefecer drasticamente a doença.  O medo grande, a devastação diária, sumiram.  Cada dia que passa, como se fosse um presente, o número de mortos e atingidos pela doença é menor, e mesmo com as tais ‘variantes’ não assustam nem atemorizam mais. 

            O que irrita, e muito, é o ‘negacionismo’ à vacina, fato muito, muito antigo.  Problemas psicológicos não deixarão de existir nunca, mas não podem arruinar a saúde de povos.

            Muito estranho!  Não consigo compreender.  Mas o fato é real e existe aqui no  Brasil.  Aos estrangeiros, pedimos desculpas!  Mas o fato, repito, não é local.

            Idiotas estão presentes em todas as partes, mas a mensagem não é de guerra, é apenas dura!. Compreendam!

            Grande abraço aos que vivem comigo este momento!  Sejam felizes!

            Feliz fim de ano!

8 comentários:

Carmem Velloso disse...

Querido Jorge, sempre delicado e agradável conosco.
Bom final de ano para você também!
Beijo, Carmem.

Nadir D'Onofrio disse...


Jorge, boa noite!
Tens razão estamos vivenciando momentos, muito, muito ruins!
Esse vírus, maldito, não surgiu por acaso, nem, descuido.
Isso foi disseminado no mundo para acabar com boa parte da população.
Atualmente as guerras, não necessitam de armamentos bélicos, microrganismos disseminados são tão eficazes....
Hoje estive em um Shopping na cidade de Campinas, que há muito
eu não ia. Fiquei pasma em observar o número de lojas que fecharam, e outras estão em processo de fechamento.
Quantas pessoas, desempregadas...
Os que estão gostando da situação são as Indústrias Farmacêuticas!
Deixo meus votos de Feliz Natal e que o ano de 2022 seja melhor
A todos nós!
Nadir D’Onofrio

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Jorge, se a vacina tivesse vindo bem antes, como ofereceram, não teria morrido tanta gente, tanto sofrimento nesse país. E isso é muito difícil de entender.
Um feliz Natal e um Novo Ano mais feliz, com saúde!
É o que o brasileiro precisa com urgência!
Bjus

Ana Freire disse...

Não poderia estar mais de acordo, com as suas palavras, Jorge... o negacionismo teve um alto preço em vidas humanas... seria de esperar que as pessoas tivessem um pouco mais de fé na ciência, na era do conhecimento, e com tantos meios de informação ao alcance... mas as pessoas não têm tempo para acessar informação, quedando-se e contentando-se pelas redes sociais, que reflectem um mundo bem distorcido do real, filtrado consoante interesses e valores de cada um...
No entanto, ainda não podemos pousar o machado de guerra, no que ao combate deste vírus global, diz respeito... as vacinas, apenas nos dão protecção para 4 meses, sabe-se agora, de acordo com estudos mais recentes, por estes dias... e este Omicron, já contorna a eficácia das vacinas... aqui pela Europa, tudo está a ficar tão agitado, como no Inverno passado... e eu já tenho a minha mãe, mentalizada de que irá ficar enclausurada mais outro Inverno. Este Omicron, é 70 vezes mais contagioso que o Delta... e cada vez mais casos estão a ser registados, em todos os países da Europa... prevendo-se uma escalada avassaladora, agora com as festas de Natal e Ano Novo. Aqui em Portugal, em 15 dias... o panorama mudou por completo, de uma forma abismal... restrições por todo o lado, para conter a nova variante irão ser decretadas, por estes dias. Dois anos volvidos... e continuamos reféns, deste virus, que destrói saúde, economias, e continua a testar a nossa paciência ao limite...
Deixo um beijinho, e votos de que passe as suas Festas, da melhor forma possível, e de forma segura! Só 4 dose, actualizada detém esta mais recente variante... e tal só começará a ser disponibilizado no novo ano, dentro de poucos meses... Eu tenho só a segunda dose, e a plena consciência de que não estou mais protegida, pois já fui vacinada há mais de 6 meses... e de então cá... quanto o vírus já mudou!...
Cuide-se bem, Jorge! Ajuntamentos, em lugares fechados, estão a ser largamente desaconselhados, no momento, em todos os países da Europa. Esperemos que o Novo Ano, nos consiga arranjar soluções de vacinas mais duráveis, para deter este flagelo...
Tudo de bom! Saúde, para si e todos os seus! Infelizmente, tão cedo, não dá mesmo para baixar a guarda, com esta pandemia...
Ana

" R y k @ r d o " disse...

Passando, conhecendo, elogiando a publicação natalícia, e deixando votos de um FELIZ e SANTO NATAL, extensivo à família e amigos/as.
.
Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Daniela Silva disse...

Foi um ano duro sim, mas para mim com uma coisa que supera tudo :)
Um feliz Natal para si e seus, beijinhos

Jorge Sader Filho disse...

Agradeço aos meus amigos os comentários feitos durante todo o ano de 2021. São todos sinceros, leias! Feliz Natal! Excelente 20222.
Jorge Sader Filho

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho e renovando os meus votos de um muito feliz 2022, com saúde, para si e todos os seus, Jorge, com muitos motivos de alegrias e boas concretizações!
Tudo de bom!
Ana