sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sonho com estrelas

Tempestade Perfeita / Nebulosa do Cisne / Nasa













Neste momento o viajante parou. Parou e voltou seus olhos para cima, onde tudo eram pontos luminosos, clareando a noite.
Atônito, deu por si a grandeza que o encobria, sem entender o porquê daquela maravilha que, até pouco tempo atrás, não se tinha dado conta.
Quem olha o céu, cisma!
Não conhecia nenhuma estrela, menos ainda o nome das constelações. Saturno, com seus anéis que dão infinita beleza ao firmamento, quando observado instrumentalmente, brilhava fulguroso, com luz firme, sem cintilar como outros pontos. Eles eram azuis, brancos, alguns amarelos e em número menor, vermelhos.
Tentou entender o que se passava. Aquele era o universo de Deus?
Sim, pensou. Era sim. Tanta coisa bonita tudo em perfeita harmonia, aqueles olhos luminosos e coloridos que o contemplavam. Pois era exatamente isto que acontecia, ele estava sendo olhado por muitos olhos cintilantes.
O mirar do céu iguala os homens. Naquele momento, o andarilho tinha o mesmo conhecimento dos sábios que entendem do céu, ainda que o conceito de ascensão reta, primário para os astrônomos, fosse para ele até mesmo difícil de pronunciar corretamente.
Sentiu que pertencia àquele mundo, para ele tão harmonioso, perfeito e belo. Cansado, procurou um local, deitou-se e continuou a olhar as estrelas, julgando-se também dono de tudo aquilo, pois as estrelas não são de ninguém, são de todos nós. Assim adormeceu.
Dormiu feliz, num contentamento que nunca havia experimentado, pensando que afinal fazia parte de tudo aquilo.
Desconhecia que as estrelas explodem, causando uma catástrofe celeste e criando astros novos, com o passar dos milênios. Que as órbitas aparentemente imutáveis sofrem alterações, e que é possível sermos atingidos por um corpo errante, destroçando todo o planeta, e que um dia, para nós ainda muito distante e para o Universo sem significação alguma, o Sol vai morrer, não brilhará mais, enquanto muitos outros mundos estarão nascendo.

6 comentários:

Maria Lucia disse...

Acompanho este blog. O autor é muito cuidadoso com o mesmo, nunca tive coragem de fazer comentários. Mas esta linda imagem da Nebulosa do Cisne, combinando com que escreveu ficou linda! É um dos mais bonitos e com verdades que conheço.

Caio disse...

Cacildis!!!

você é como o bom vinho, cada dia que passa fica melhor... Botou toda a bíblia no catecismo com maestria. Coisa de gente grande!

Vicente Soares disse...

Imagem e texto que se encontram perfeitamente! Não conhecia este blog, que me foi indicado por smigo. Primeira classe, Jorge.
Parabéns.

Celso Panza disse...

Jorge Sader Filho, descobri este site por acaso e, independente do excelente texto, se destaca os "homens se igualam vendo o céu", pois dele vieram, como descobriu seu personagem, entendendo tudo isso, pois somos tudo uma e a mesma coisa. E vejo então o ápice que está sempre mudando nossas vidas, como a sua tem mudado com o computador, a vida do velho conhecido Jorginho, que é : "Um homem que vai conseguindo se realizar. A cada dia que passa, um grão de arroz a mais."

Isso é a essência de viver na mais larga acepção, construir nosso interior a cada grão. Muito boa a clareza de visão que faz renascer o ser humano a cada dia.
Meu abraço e fico feliz com tanta realizaçào. Celso Panza

Anônimo disse...

que bosta de blog !!! quem quer saber desse assunto tosco !!!! shashashahsahsha manés

Taise disse...

O tal de anônimo deve ser algum tipo de analfabeto intelectual que acha que sabe de algo, se não gosta do assunto não ofende. com certeza ele ofende pq não tem inteligência suficiente para por sua declaração, é burro o suficiente para utilizar um linguajar incorreto e imaturo, e além disso nem se mostra, colocando a sigla anônimo. Vai estudar primeiro depois você pensa em fazer comentários chulos dos quais ninguém acha graça.