sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tradição brasileira

Zé do Norte


















Gosto e estudei muito a mais autêntica forma de expressão do povo, quando faz poesia: a trova. Já falei no assunto, mas não canso. Trovador famoso foi Zé do Norte, autor de duas trovas cantadas por Vanja Orico que ficaram imortalizadas no filme O Cangaceiro, obra celebrada do cinema nacional. Gilberto Gil também canta as duas, encaixando muito bem em música do seu repertório.

"Me arrenego de quem diz
de que o nosso amor terminou,
ele agora está mais firme
de que quando começou."- Zé do Norte

"Os olhos da cobra verde
só agora que reparei,
se tivesse visto antes
não amava quem amei."- Zé do Norte


Zé do Norte era o apelido de Alfredo Ricardo do Nascimento (1909-1979), nascido em Cajazeiras, PB. Cantor, compositor, poeta, folclorista e escritor é um dos trovadores brasileiros de maior expressão. Faleceu no Rio de Janeiro.

4 comentários:

Venâncio disse...

Grande Jorge,

bela homenagem ao Zé. Divulgar nossos autênticos é uma obrigação, principalmente ante a invasão de lixo que assola a mídia nacional. Permitindo, assino em baixo sem vacilar.

Abração, Mestre Escriba.

Ronaldo Mendanha disse...

É como o Venâncio escreveu. Todo mundo só conhece a primeira pessoa. Prestar homenagens aos que construíram nossa cultura, só os mais evoluídos.
Parabéns, Jorge Sader.

Seu site anunciado no Vote Brasil ajuda muito.

Tania Montandon disse...

Obrigada pela aula, estava mesmo interessada em estudar trovas ultimamente. Náo conheço muito, conheço algumas suas e gosto bastante. Parece que teve excelentes influëncias em sua jornada.

beijinhos

Márcia Sanchez Luz disse...

Trova é algo que marca, como dito popular.
Bem que voce podia postar algumas suas por aqui, aproveitando a deixa desta postagem... ;-)

Beijos

Márcia