terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ameaça americana

Navio- Aeródromo








A permissão da Colômbia em autorizar forças dos Estados Unidos no seu território é um alerta para todo o continente.
Imediatamente, os bons serviços militares norte-americanos foram oferecidos para proteção de não se sabe quais países do nosso continente sul.
Chile e Brasil repudiaram a idéia de pronto. Marines e Rangers não são bem-vindos, pelo contrário.
Nosso vizinho Hugo Chávez nem consultado foi, por razões óbvias. Detesta e é detestado pelo governo dos EUA.
Perigosa, esta atitude americana. Demonstra claramente em instituir na América do Sul, várias bases, como em Guantánamo, Cuba, onde reinam com absoluta calma. A base, hoje transformada também em prisão de supostos inimigos dos Estados Unidos, que vivem acorrentados e sofrem tortura, lembrando Auschitz ou Dachau.
O Brasil começa a sofrer pressão. Reativada e modernizada, a Quarta Frota estende seu poderio pelo Atlântico Sul. Pretende resguardar o pré-sal, que foi objeto esta semana – estou escrevendo em 6/8/2009 – com interesse declarado de ajuda com tecnologia para exploração, quando se sabe ser a Petrobras uma das mais competentes empresas exploradoras de petróleo em águas marítimas profundas.
Cientes de que estão nos estertores da soberania, que passará para a China, atualmente a nossa maior parceira comercial, o governo americano está dando suas últimas cartadas. Que podem ser perigosas.
O povo e o governo brasileiro mantêm boas relações de amizade com os Estados Unidos. Seria muito bom que assim continuasse, e não o contrário.
Como democrata convicto, apenas penso que os peregrinos do May Flower, que chegaram ao território norte-americano com a idéia de construir um país livre, sua casa, seu lar, devem estar desapontados com as políticas dos governos da terra que construíram.
“Desde a Segunda Guerra Mundial, todos os presidentes americanos iniciaram pelo menos uma guerra.” - Mikhail Gorbatchev
Obama não escapa. A do Afeganistão, bem camuflada, é dele.
Enfim, God save the America.

2 comentários:

Vanessa Rodrigues disse...

É Jorge, parece que estamos cercados...
Agora mais do que nunca estamos sendo controlados pelo todo poderoso Estados Unidos: batamos na madeira três vezes sempre que esse nome for dito!!!
A intensificação da presença militar norte-americana na Amazônia não só deve nos preocupar como ainda nos causará muita dor de cabeça.

Tania Montandon disse...

Nossa, bem Colômbia? Isso soa assustador. Às vezes acho que seria bem construtivo se os EUA começassem a estudar um pouco de filosofia oriental pra dar um outro ângulo de visão. Passa a impressão que usam aqueles cbrestos e não vêem além de suas fronteiras e metas ultracapitalistas. Excelente e importante texto, querido amigo! Essas informações, embora tristes, são necessárias para todos. Sua forma de contar e crítica com alto grau de bom-senso torna a fonte da informação recomendável a todos. Parabéns pela hábil articulação!

beijos