terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Grandeza e sofrimento

  Nebulosa de Carina/NASA











Não entendemos muitos fatos, principalmente da Natureza, e insistimos em achar explicações.
O problema existencial é o mais discutido e controvertido. Estamos vivos, pensamos, indagamos. Nada mais normal. Todos buscamos, certos ou errados, a razão da nossa existência. A começar pela origem do Universo, que tem tantas explicações.
A mais discutida, no momento, é a famosa da grande explosão, o big bang. Matéria condensada no cosmo, possuindo energia, uniu-se através dos milênios infindáveis e terminou por explodir, dando origem ao universo.
Complicado, isso. Ninguém prova coisíssima alguma, mas astrônomos e físicos tecem teorias sucessivas. Cada um apresentando suas provas, que na verdade, não convencem ninguém.
As buscas são válidas. Mas a especulação, por mais científica que pareça, é sempre duvidosa. Nenhum cientista, seja qual o seu valor, conseguiu explicar nossa origem.
Quando a ciência é impotente, entram com muita força a filosofia e a religião.
O universo foi criado por Deus, segundo o Antigo Testamento. Acreditar nisso é tão difícil como no big bang. E ainda pode-se arrematar com duas perguntas terríveis. O que estaria fazendo Deus quando o universo não existia? Quem criou Deus?
A famosa resposta Deus sempre existiu só convence aos mais crédulos, cuja aceitação no espiritual religioso é muito grande. O homem sofre, diante tal realidade. Trata-se de um problema de Fé. Aqui o assunto parece ser bem mais simples. Se embarco num avião com destino a Lisboa, acredito que seja lá que vou desembarcar. Seria, neste caso, uma fé.
Cruel o problema. Na verdade, não sabemos quem somos.
A melhor atitude, diante tantas indagações e sofrimentos, é viver dentro da maior dignidade possível.
Os justos não são apenas filhos de Deus. São Ele mesmo, e é preciso que isto seja reconhecido.
Aqui, o sofrimento encontra-se com a grandeza.



A nebulosa de Carina é a mais brilhante do céu. Está situada na constelação de mesmo nome, a uma distância de 7.500 anos-luz da Terra, e é um grande nascedouro de estrelas.

7 comentários:

Caio Martins disse...

Caro Jorge,

O Venâncio, avô do Venâncio, dizia que se Deus fosse tão fácil de achar, estaria à venda enlatado no armazém da estrada... Já o outro, o Zamprogna, dizia que "Deus é a resposta do medo ao desconhecido...".

Unknown disse...

Problema eterno do homem, caro Jorge. Imagino que surgiu quando foi despertada a primeira consciência. E o Universo não será descoberto jamais.

Muito pertinentes, suas dúvidas.
Abraços.

b disse...

De grandeza sua postagem.
Meu comentário, nem tanto, pois nem sempre sei o que é ser justo - no sentido mesmo de justo filho de Deus.
Valha-me!
Obrigada.
Desculpe não ter pedido licença.

By Me disse...

EXISTEM MUITAS QUESTÕES POR RESPONDER...E É NATURAL QUE QUEM PENSA QUE FOI DEUS QUE CRIOU O UNIVERSO...É POR UMA QUESTÃO DE FÉ...NÃO SE TEM COMO PROVAR...CADA UM ENCONTRA RESPOSTAS ONDE QUISER...E PROVAVELMENTE DE ACORDO COM A SUA PRÓPRIA NATUREZA E FILOSOFIA DE VIDA...
E HÁ MAIS PERGUNTAS SEM PRESPOSTAS...SABEMOS QUE A CIÊNCIA TENTA DESVENDAR MUITOS DESSES MISTÉRIOS INSONDÁVEIS...

NO COMEÇO O SOL ERA UM DEUS ,O TROVÃO ERA OUTRO DEUS...HOJE SABEMOS QUE NÃO É ASSIM...

TEM AQUI TEMA QUE DÁ PANO PARA MANGAS...UM TEMA PARA DEBATE ...PELO PRAZER DE DISCUTIR IDEIAS E CONCEITOS

ABRAÇOS DESTE LADO DO OCEANO

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Será que o chá verde gelado é mais gostoso ?
Eu bebo ele quentinho, logo após o almoço.
Obrigada pela visita e por seu carinhoso comentário. Volte mais vezes, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para te contar.
saudações Florestais !

Cris Cerqueira disse...

Quando o fim da tarde vem com seu calor mais ameno, olho as flores e vejo algumas delas fecharem as pétalas. Algo tão simples que não canso de olhar sempre... Não indago como surgiram... perco-me no tom e na beleza de elas nascerem novamente ao amanhecer... Esta vida no interior me faz sentir que há uma força criadora de tudo... Deus? Não sei... Fé de que há essa força. Beijos.

Dom disse...

La dignité, si bien exprimée par vos mots fait parfois cruellement défaut sur ette vaste terre.
Magnifique texte Jorge empli de sagesse.