quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A comunicação e o blog















A comunicação e o blog

Já escrevi algo a respeito. O blog é, sem dúvida, uma forma de expressão.
Os sites onde escrevemos quase sempre são insuficientes. Os Nings da moda exemplificam bem. De modo geral, são fracos e repetitivos exageradamente.
O próprio Recanto das Letras, antes com excelente número de autores de talento, hoje está invadido por autores ainda despreparados.
O blog traduz o sentimento de cada um, personalizando as matérias escritas. Como sempre, querem enquadrar o veículo de comunicação. E vêm os dez maiores, cem, os mundiais e tolices outras que não tem fim.
Já pensei em não postar mais e deixar este como está. Limpo, só contendo literatura ao alcance de todos. Não tenho a pretensão de maior; não sou idiota.
Aqui escrevo meus contos, crônicas, poucas poesias, já que não sou poeta. Não sei se o provedor, no caso o Google, aceita esta decisão, e mantém o blog ao alcance de quem quiser.
Faria um diário mais amplo, com moda, viagens, culinária de primeira ordem, poesias, crônicas, em suma, um blog bastante variado.
Daria mais dinâmica, creio. A diversidade bem usada supera a imposição, no caso, literária.
Esta dúvida é levada aos meus leitores.
De acordo com a resposta, tranco este, mas com visitação aberta, e inauguro outro, bastante mais acessível a todos.
A resposta de vocês dirá o melhor caminho que tenho a tomar. Repito que não conheço a decisão do Google. Se não vai mais mostrar o blog, desisto em definitivo da idéia. Se ele permanece vivo, crio outro com maior liberdade.
Cabe a vocês, caros amigos que me acompanharam até aqui, a decisão.


20 comentários:

Centro Literário de São Leopoldo disse...

Jorge, não entendi bem a tua preocupação. O blog nada mais que um meio de comunicação que temos à mão para transmitirmos o nosso pensamento. Ele é subjetivo. Cada pessoa usa para o que lhe convém ou dá prazer.
Eu criei páginas para postar, por exemplo, minhas participações em feiras de livro, meus lançamentos de livros, eventos, etc. Entretanto, as postagens são do que escrevo, seja poesia, seja prosa.
Não vejo necessidade de criares outro blog, cria páginas. Essa é a minha maneira de ver, por enquanto, pode ser que um dia eu mude de opinião. Abrs. Mardilê

Unknown disse...

Oi Jorge, de novo saiu o comentário como Centro Literário de São Leopoldo. Desculpe. Mardilê

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Jorge,
Concordo com a argumentação do post, como sempre muito bem fundamentada. Mas confesso que também não entendi o porquê de criar um outro blog e em que ele seria diferente. Só peço que não nos prive dos seus textos, certo? Um grande abraço.

Rita Lavoyer disse...

Jorge, eu administro dois blogs.
um blog da Rita Lavoyer e outro
bullyingaraçatuba.Perfis totalmente diferentes um do outro
Não tive problemas com o google por essa razão.
Se criar outro blog e se me permitir, eu estarei por lá.

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Olá Jorge, li atentamente sua postagem, e nem sabia que o Google anda com problemas com Blogs? Noto sim, cada dia fica impossível deixar alguma mensagem aos Blogs? Quanto a sua decisão, eu aprendi que aqui, seja em Blogs, e ou em outro lugar qualquer que dividimos nossos espaços, a uma tal de "fogaréu da vaidade" , onde esquecem a "solidariedade" . Então eu passei a contar comigo mesmo, sem pretensão alguma, escrevo por prazer e edito com prazer, sem esperar nada de ninguém.
Abraços,
Efigênia Coutinho

lino disse...

Pelo que sei o Google deixa, pois conheço blogues que foram encerrados há 4 anos e continuam lá. Mas encerrar e começar um novo porquê? Eu escrevo no meu o que quero. Quando tenho tempo escrevo textos sobre política, religião e a nossa sociedade em geral, coloco muito poemas dos mais variados autores de que gosto (e dá uma trabalheira danada seleccionar um poema entre dezenas daquele autor específico), coloco notícias sobre a realidade de certos países que é distorcida pela comunicação social e por aí fora.
Abraço

petuninha disse...

Jorge, nao sei se te entendi muito bem. Seria o caso de continuares com este blog sobre literatura e criar outro com assuntos diversificados? Na minha opinião, uma coisa não impede a outra.
Bom, de qualquer maneira tenho que ouvir os comentaristas daqui, eles tem mais experiencia que eu.
De um jeito ou de outro eu gosto de ler-te e de comentar-te.
Se puder ajudar em algo, aqui estou.
Beijos da Petuninha.

Miriam Panighel disse...

Creio ter entendido o que transmitiu,Jorge. Você quer sair da mesmice, do comum que acaba por levar o leitor a um certo "cansaço" em ver sempre a mesma coisa, ainda que com diferentes assuntos.Você publica, o leitor vai lá, lê, opina. E assim, sucessivamente... E repete tudo ao mudar para outro blog ou site. É a rotina, ali também. Talvez uma espécie de escravagismo?
Nesse caso, fôra eu, em seu lugar, faria sim uma reciclagem. Não nos seus textos já postados!Mudanças para melhor são sempre boas e podem fazer a diferença dentre essa leva de blogs que andam e não saem do lugar, com raras exceções entre as quais, incluo o seu. Estagnar ou retroceder nunca levou a nada... Inovar é necessário desde nas coisas simples do dia a dia, nos pensamentos, nas atitudes e até mesmo no ato do amor. Um abraço.

Eliana disse...

Oi Jorge, passando rapidinho só para te desejar... UM ÓTIMO DIA!!! Beijos

Ronilda David-Loubah Sofia disse...

Os amigos aqui foram bastante precisos em suas opiniões e reforçamos cada uma.

Dizendo-te que é excelente o conteúdo do teu espaço.

E bem como estamos chegando agora.

Independentemente do endereço teremos prazer em participar.

Um abraço Jorge.

Teresinha Oliveira disse...

Jorge, não compeendo essa sua postura. Por que excluir um blog e criar outro? Conheço pessoas que decidiram eliminar o próprio blog e ponto. Aí se entende.
Como ao meu encaro como um caderno velho, onde vou guardando as folhas soltas do que escrevo, não me incomodam comentários ou a ausência deles.
Reconheço que tem muito chato por aí, rimando amor com dor, e se achando a reencarnação do Machado de Assis. Mas cada um sabe de si, e ninguém de ninguém. Beijos.

Marcia disse...

Jorge,acho seu blog ótimo..Só espero que não nos prive de sua prosa e das morenas...bjus

Artes e escritas disse...

Olá, Jorge. O blog é diversificado, pode ser que existam blogs específicos, mas a maioria deles é para leitura variada, adquire-se conhecimento umas vezes, outras, não. Muitos blogs de um autor nem sempre são uma boa ideia, mas cabe ao blogueiro a decisão. Aprecio os seus textos e os seus comentários em outros blogs e começo a seguir o seu. Eu não sou escritora, tenho um blog voltado para poesias e busco a literatura, embora nem sempre a encontre nos meus textos. Blogs são ideias e pensamentos compartilhados, ao meu ver está bom do jeito que é. Passo a seguir o seu blog agora, e se criar outros blogs avise porque tenho um grande respeito e admiração pelos seus textos. Um abraço, Yayá.

iderval.blogspot.com disse...

QEURIDO JORGE TENHO ACOMPANHADO O SEU BLOG E HOJE ME ARVORO A ESCREVER DUAS PALAVRAS-

CATULO E HUMERTO ,LUIZ E CATULO, HUMBERTO,CATULO E LUIZ É LUAR DO SERTÃO É ASA BRANCA.
PARABENS.IDERVAL ENÓRIO

http://www.iderval.blogspot.com

cristinasiqueira disse...

Oi Jorge querido,

Assino seis blogs pois entendi que dessa forma eu organizaria minhas diversas vocações por assuntos.
É legal mas não consigo atualizar sempre os blogs.Na verdade consegui criar um problema para mim mesma que me cobro postagens.
Custei para entender a liberdade dos espaços do blog .Hoje sei que em um só blog eu posso postar tudo o que me der na telha e que fica mais hábil e ágil de administrar.
Mas como tenho seguidores motivados em interesses diversos deixo como esta.Na verdade estamos sendo aprendizes da cultura dos blogs num mundo superlotado,obeso de múltiplas informações.Ficamos frustrados ,repetitivos e sem ter uma resposta mensurável de nosso trabalho.Nossos visitantes nos seguem por que se interessam pelo que escrevemos ou para serem polidos e recíprocos no aguardo de nossas visitas?No mundo virtual tudo é novo, percebo que existem inúmeras possibilidades que estamos descobrindo ainda.Continue com "A dura regra do jogo"com mais flexibilidade e pode saber que eu continuarei te visitando pelo prazer de Lê-lo.

Com admiração,


Cris

Solange Gomes disse...

Jorge,

Penso já ter me posicionado a respeito da tua criação no teu blog, e do meu modo de análise fria e direta do que avalio. Pois, essa é a forma da missão que ocupo nas bancas de defesa das avaliações dos alunos com seus TCC, Dissertações...

Ao meu ver você consegue com boa escolha do teu repertório a comunicação dos leitores com tua arte de escrever. Sendo assim, relaxe e continue nos preseteando com tuas obras literárias e poéticas que nos faz refletir e até viajarmos para dentro das tuas palavras. E, a isso é que chamo de uma excelente e significante comunicação, através do teu blog.

Tenho um que trata , apenas, de artigos educacionais(muitos já conhecido por você), e uma vez ou duas por mês coloco algum texto das minhas hipóteses, após campo das minhas preliminares conclusivas. A resposta tem sido bem aceita, através do número de universitários que me procurar para que eu possa lhe ofertar com uma "luzinha" no fundo do poço de algum assunto pautado e que são tema de seus projetos. Bem, para mim, por isso só já me sido abençoada e agradecida ao Google por nos oferecer esse espaço de divulgação das nossas obras textuais.

Continue tua trajetória, naquilo que você faz e no fim faça um balanço da importância do teu blog dentro de uma comunicação interativa virtual.

SUCESSO!!!

Bjns.

Solange

6 de setembro de 2011 03:39

Caca disse...

Olá, Jorge!Eu mantenho meu blog para fins específicos de literatura e vez ou outra aparece algo diferente. Já o possuo há quase quatro anos e não tenho tido problemas com relação a isso (mesmo sendo ele em mais de 90% dedicado à literatura, se é que o que eu produzo possa ser assim classificado e qualificado). Conheço seus textos do Recanto das letras e admiro a qualidade do seu trabalho. Um abraço . Paz e bem.

Marcio Rufino disse...

Gosto da forma sincera e autêntica como escreve. Prefiro seus artigos bem esclarecedores, realistas e eficazes. Convido para visitar meu blog http://emaranhadorufiniano.blogspot.com

Seus comentários serão m uito bem vindos. Abrçs!!!

Unknown disse...

Deste mês de Agosto com resultados em Setembro, foram esses os leitores contemplados no sorteio do Clube de Novos Autores http://drisph.blogspot.com:


TERROR MENTAL – Everson russo http://olivrodosdiasdois.blogspot.com/

A LENDA DOS DEUSES – Solange - http://orestoehsilencio.blogspot.com/?zx=90b5b30a0fa67ade

O DIARIO DE MILENA- Arione Torres http://arionetorres.blogspot.com/

O VOO DA ESTIRPE- Vitrine de promoções http://vitrinedepromocoes.blogspot.com/

CANETA NA MÃO, VERSOS NO CORAÇÃO- Isa mar http://valedosolencantado.blogspot.com/

CONFISSÕES- Simone Martins http://abuscadia.blogspot.com/

AMOR MAYBE- Maria Alice Cerqueira http://selinhosemimosqueganheideblogsamigos.blogspot.com/

SANTA INQUISIÇÃO- Jorge Sader http://aduraregradojogo24x7.blogspot.com/

O LAÇO DO PASSARINHEIRO- Marcelo lima http://gossinp.blogspot.com/

ESPELHOS- Vivan http://vivian-floreselivros.blogspot.com/

OS OLHOS DE THERA- Elis @ElihLdbg

TALLEK- Renato cinema http://renatocinema.blogspot.com/

O ENTREGADOR DE BONECOS- Rafael de Souza http://manfeluscoffe.blogspot.com/

AMAZONIA- Ray http://citacoesecia.blogspot.com/

O ELO – Vanoska http://vanoska.blogspot.com/

A CIDADE DAS MARES- Sthefanie http://modaeeu.blogspot.com/

Parabéns a todos e continuem participando.

Francilangela
http://francilangela.wordpress.com
http://francilangela.blogspot.com

celso panza disse...

Vejo pelo texto anterior que comentei que já foi DECIDIDO. Não tem que trancar nada. POR QUÊ? O que te motiva e dá prazer não é para ser extinto, e ninguém tem que dar piada nisso, lê quem quiser, quem não quiser pegue as malas e siga....Abr. Celso panza