terça-feira, 24 de novembro de 2015

O Brasil está nu

                          

            Desde pequeno, no colégio primário, ouvia dizer pelos mais velhos, professores e livros, que o Brasil era o país do futuro.
            Tempo passou, mundo mudou, fui ficando mais velho e nada.  O país continuava só promessa, ainda que Juscelino tentasse.  Getúlio também, mas bem modesto.  O regime militar tentou.  Itaipu e a Ponte Rio-Niterói foram obras de vulto, não há como negar.  Mas pecaram sério.  Deram pancada e moradia final a muita gente.  Os que pegaram em armas contra, assumiram o risco; não podem reclamar.  Mas a maldade contra um inocente é imperdoável.
            Todo o processo de crescimento, inaugurado por Pedro II veio se desenvolvendo.  Não houve parada, nem mesmo nos tempos negros da inflação desenfreada.  A moeda mudou em definitivo.  O cruzeiro virou Real, valorizado.  Houve mesmo tempo, não curto, que o dólar valia oitenta centavos de Real.  Não era ficção de economistas inescrupulosos.  É fato verdadeiro.
            Que temos hoje? Vergonha, apenas isto.  Os dois primeiros anos do governo Lula foram progressistas, não há como negar.  Mas impressionado com a popularidade, o ex-sindicalista mostrou que não tinha, como não tem, capacidade para gerir um país.  É muito ignorante, nada sabe de economia, história, ou política superior.  Limita-se, diga-se de passagem, com êxito no sindicalismo.  Nada mais.
            Seus anos de governo, após os citados, não colocaram o país no futuro que dizem histórico.  Houve progresso social, ninguém pode negar.  Mas este deve ser sempre acompanhado de progresso econômico, que chegou a existir, mas hoje está estraçalhado. Faltou-lhe visão mais aguçada, esta que só é dada a grandes estadistas.  O Brasil poderia ser a quinta nação do mundo.  Agora, em fins de 2015, não deve ser a décima potência mundial.  O tombo foi grande, que me permitam, foi excessivamente grande.
            Que temos hoje?  Desemprego assustador, colocando o brasileiro cada vez mais amedrontado.  A cada mês que passa, o índice aumenta.  A produção é mínima, algumas indústrias já fecham as portas.  Não existe, no mercado, melhoras em perspectiva, ao contrário. A inflação, sempre subindo, ameaça.
            O presidente da Câmara dos Deputados, homem que deveria ser exemplo para a nação, Eduardo Cunha, está sob investigação no Supremo Tribunal Federal, por ganhos ilícitos de dinheiro. Tem proteção, ou tinha, do governo federal, pois era o único, como ainda continua sendo até a data que esta continua sendo escrita, doze horas e vinte e quatro minutos do dia 24 de novembro de dois mil e quinze, o cidadão capaz e instaurar o rito de impeachment contra a presidente faltosa.
            Para coroar todo este ano malévolo para o nosso país, arrebentaram duas barragens em Minas Gerais, destruindo tudo por onde passam.  Já poluíram o mar costeiro ao Espírito Santo mais de dez quilômetros, uma catástrofe.     
            Não tenho religião formada.  Mas é nessas horas que devemos proceder como os caboclos do interior, que sempre, por respeito e tradição, cumprimentam seus conterrâneos com a saudação “Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo”.  A resposta é “Para sempre seja louvado.”

Imagem:  O Rio Doce, em foto ainda deste ano, antes da catástrofe.


18 comentários:

Caio Martins disse...

Assino junto! Forte abraço, Jorge...

Rita Lavoyer disse...

" Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo"
- Para sempre seja louvado!

Assim seja - o Louvado Nosso senhor Jesus Cristo - para todos os séculos. Amém!

Que nada mais do que vemos e estamos vivendo seja para sempre, senão ELE: Nosso Senhor Jesus Cristo.

CELSO FELÍCIO PANZA disse...

Sem delongas, Jorge Sader Filho, velho amigo, da infância, cervejas e vinhos, e da confraria cinquentenária em amizade e comnesais, volto a comentar seus posts, dito antes que não mais faria, quem quiser faça sua intervenção, estou acostumado a elas. Não sou blogueiro nem ´participo de redes, mas tenho 1.800 crônicas aproximadas com acesso de 70 leituras/dia no RECANTO DAS LETRAS, e se essa é a legitimação estou legitimado para estar em seu blogue na antena. Também assino embaixo do texto. Um Brasil bicameral em termos legiferantes em que as Casas Legislativas têm seus Presidentes investigados no STF, pasme-se,só na americalatrina, e o governo "segura" um deles com competência para abrir o curso da iniciativa legislativa do impedimento. É a vergonha que você aponta do Brasil entre tantas e multiplicadas outras, das quais não temos que nos envergonhar, é situação de dívida dos responsáveis. O Brasil tem lei, melhor, leis, só que não cumpridas, mas quem seria o Presidente do Brasil está na cadeia, isto já é significativo. Abraço. Celso

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

É, meu caro Jorge... se eu conseguir enxergar uma saída, te aviso. E vice-versa, por favor. Abraços.

Dolce Vita disse...

Um mar de lama, desencanto e indignação. E ser brasileiro, cada dia mais difícil.

Carmem Velloso disse...

Realmente, Jorge um ano que não vai deixar saudade nenhuma!
Carmem

Ana Bailune disse...

Bom dia, Jorge.
Acho que o Brasil não está nu, se estivesse, seria melhor. Ele está mal vestido, com roupas podres e sujas, ultrapassadas, cheias de bolor e de fedor.

Célia disse...

"Brasil, nu" e nem a Playboy se interessa nessa publicação!!
Metaforicamente, nem a lama que escorre, tala abaixo, consegue empanar a desfaçatez com que se pronunciam na mídia em geral, os corruptos e corruptores. Perdemos totalmente a noção do valor de uma figura pública. Os próprios, não nos despertam por olhá-los, com a dignidade que deveriam merecer.
Pátria solo, e Pátria humana enlameadas... Sem uma tábua de salvação! A cada novo dia, novos "presos" tidos como Vossa Excelência, enlameiam-se!
Ainda,há um resquício humano, felizmente, que não se deixou atolar.
Temos "fé" nessa força humana, ainda que minoria, e sem nenhuma "Excelência"! Mas, gente íntegra!
Abraço.

Anderson Fabiano disse...

Jorge querido,
Não faz muito tempo eu editava, a partir de Maricá, um jornal na Região dos Lagos. Certa feita precisei das umas "porradinhas" no Congresso Nacional num editorial e meu grande amigo Antonio Além, literalmente, me proibiu de acusar a tríade "Nordestinos, ruralistas e evangélicos" como responsáveis pela incompetência do Legislativo. Calei e creio que fiz bem.
Hoje, ando em cócegas para lembrar aos de memória curta em que reais condições o PT foi criado. Mas a voz de Além sempre me vem alertar e não faço. Mas, diante de tanta incompetência, com todas as entidades outrora confiáveis, amarradas pelo rabo pelas manobras petistas estou prontinho para dizer a essa nossa nação eternamente do futuro que enquanto não meterem o chefe da quadrilha na cadeia nada vai mudar.
E para os inocentes que pensam que Lula continua sendo blindado por ser o símbolo maior do PT, gostaria de sugerir que prestem mais atenção ao que dizem os ex-quadros do partido e concluirão sem muito esforço, que o Nove Dedos continua blindado porque é um tremendo de um mau caráter e se for em cana vai entregar todo mundo.
Até lá, Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Meu carinho,
Anderson Fabiano

Shirley Brunelli disse...

Sabe de uma coisa, Jorge? Eu acredito que o Brasil será o país do futuro... Nada vai mudar nas próximas eleições, nem nas próximas décadas e é bem possível, nem mesmo em duzentos anos. Porém, o Brasil será o país do terceiro milênio.
Um selinho, Jorge! :)

Nadir D'Onofrio disse...

Caro Jorge, mais uma crônica oportuna!
O Brasil, além de estar nu está órfão também.
Pior, não temos lideres, a não ser para a corrupção!
Sobre Lula, nunca teve capacidade para nada, no sindicato
vislumbrou a possibilidade de receber, sem trabalhar,
se fez um bom governo no inicio foi, por ter encontrado
o país equilibrado pelo antecessor.
Abraços.

Nadir

petuninha disse...

Olá, Jorge! Já tivemos mais esperanças no Brasil, com todos os altos e baixos. Agora, com este governo PT, que é o fim da picada, (todos sabem), embora tenham avestruzes que segundo a lenda, enfiam a cabeça na areia e dizem que está tudo ó timo. Nosso país é roubado e explorado há muito tempo, desde que os portugueses aqui aportaram e se deslumbraram com tanto ouro. Vejam que 500 e poucos anos de exploração é muito tempo. O governo PT é o governo de mais corrupção de todos os tempos, ouvimos e lemos todos os dias na mídia. Nunca pensei que pudessem roubar tanto, na cara de pau e dar tanto cabide de emprego, basta ver na quantidade de ministérios que a presidente disse ter eliminado; mudou só o nome de alguns ministérios, que agora chamam-se Secretarias. Sócrates, há muito disse que "cada povo tem o governo que merece". Todo efeito vem de uma causa. Nós brasileiros teremos muito a aprender,pois a corrupção começa nas ditas pequenas coisas de cada dia, levando vantagem em tudo, como até jogar lixo no mar e acabar com os rios. "País do futuro?", Quem viver, verá... Abraço da Petuninha.

marcia disse...

Enquanto não for feito uma varredura completa nessa turma de políticos viciados, e seus descendentes que herdam seus cargos...Nada mudará...bjus

Tais Luso de Carvalho disse...

PERPLEXIDADE TOTAL! Esse último acontecimento foi pra matar.
Aliás, ainda espero o último... Difícil acabar com a corrupção 'nesse país'.

"Quase todos os homens são capazes de superar a adversidade, mas se quiseres pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe o poder". ( Abraham Lincoln)
Aqui a coisa é mais ou menos assim...
Abraços, Jorge.

nanda disse...

Que bom poder ler seu texto. De novo. Uma reflexão generosa sobre o Brasil e seus poderes em queda. abraços.

iderval.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iderval.blogspot.com disse...

Meu Guru, leio e releio os seus textos, todos de grande valor, este foi uma pérola e um alerta para os que estão chafurdando com a bondade do inocente povo, esta premissa de país do futuro é uma verdadeira balela, é uma cantilena milenar, é o país do futuro para o grupelho que surrupiam o dinheiro, a alma e moral de um povo. EU SOU DO TEMPO QUE NA MINHA REGIÃO NA SERRA DO ARARIPE NO ESTADO DE PERNAMBUCO SE DIA- LOUVADOR SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO e lá de dentro se ouvia- PARA SEMPRE SEJA LOUVADO- é SEU FULANO, é SIM SENHOR- um abraço do eterno aprendiz Iderval.

Unknown disse...

Pra mim falta educação e formação de líderes competentes.