sábado, 21 de maio de 2016

Fico a pensar

                                  

                  Até o começo do segundo mandato de Lula, o Brasil caminhava bem.  Efeitos do governo Fernando Henrique, amaldiçoado pelos petistas.
            Os cofres públicos estavam em ordem.  Não havia desemprego, em fábricas fechando por falta de condições econômicas.  Lula detinha uma popularidade invejável.  Poderia ter transformado o Brasil completamente.  Mas é cego.  Cego e burro, o que não se confunde com esperto, o que ele é, inequivocamente.
            Preferiu os fins de semana na Granja do Torto, onde reunia seus amigos para comemorar as vitórias alcançadas.  Procedimento perigoso, a batalha estava ganha, mas a guerra estava apenas começando para valer.  É claro que um presidente merece seu futebol — imagino como deve jogar mal , sua caipirinha, seu churrasco compartilhado com os mais chegados.  Seja: a luta deveria continuar.  Mas parou.  Era aproveitar as conquistas e ponto final.
            Veio a sucessão. Indicou Dilma.  Com a aprovação do eleitorado populista, foi eleita com facilidade.  Um traste!  De nada servia, e por muito pouco garantiu o segundo mandato.  Foi o fim de uma era populista e mal conduzida.  Começou na segunda metade do governo Lula, no segundo mandato, e foi arrasada na administração Dilma, que além de burra e incompetente, só escuta a sua nojenta voz.  Não é esperta como o seu chefe, é incapaz de todo.  Cometeu todo o tipo de falcatruas, arrasou as finanças do país, deixando mais de onze milhões de desempregados, muitíssimas fábricas fechadas por falta de compradores, o país rebaixado por organismos internacionais de avaliação econômica, sem saúde, educação, sem nada. Inflação de volta, sempre ameaçadora do caos.
            Sofreu o beneplácito do processo de impeachment.  Foi afastada e com o estrago que fez, agora apurado, não volta mais.  Ainda mora no Planalto, tem aviões da FAB a sua disposição e tem o cinismo de dizer que sofreu golpe.  A dívida deixada pelo seu governo é estimada em cento e oitenta bilhões de reais.  Naturalmente, terminado tudo, vai ser processada, mas a pena deve ser branda.  Lula talvez pague mais.  Que seja, ele merece.  Na China seriam fuzilados, munição paga pela família, pois o exército daquele país não desperdiça dinheiro com cartuchos.
            A que ponto chegamos!

    

14 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Tudo dito, tudo certinho, Jorge! Já sabemos o suficiente como se deu o 'passo a passo' do governo mais corrupto do Brasil. Minha cabeça foi pro brejo, fiquei viciada em telejornais e entrevistas. Nada foi pior para o povo. Tem dinheiro pra frescuras, mas não para saúde. Quem pediu Olimpíada aqui com o povo morrendo?
Tudo fechando as portas, escolas falidas, saúde e segurança nem falo, só pergunto que segurança? E corrupção nova a cada dia para não ficarmos entediados. Creio que agora estamos descansado de certas patologias. Não de um todo, não sou uma otimista em se tratando de Brasil.Mas vai melhorar, nisso acredito.
O que você falou sobre a 'inteligência' das criaturas, acertou. Como puderam 'escalar' o governo duas criaturas desse naipe e seus fiéis seguidores?
E somos obrigados a ouvir que o impeachment foi golpe. Vai lá filhinha, vai explicar na Justiça esse tal golpe que - com nosso avião - viajará pelo mundo desrespeitando nossas Instituições do tal golpe aplicado. Loucura. Mais essa.

Gostei do texto!
Abraços, amigo.

Celso Felício Panza disse...

A águia e a jararaca.

"A águia é soberana, voa alto e tudo vê, encerra a visão máxima, é sábia. Tem como símbolo selecionar o melhor, o que é JUSTO como alimento, sem trazer ruína para a natureza.

A jararaca rasteja, organismo vil envolto em peçonha, só sente o calor das vítimas, enxerga pouco. Destila veneno e tenta disseminá-lo para paralisar suas vítimas. Sua vida é na lama, nos baixios da natureza.
Quando em seu covil a jararaca tenta atrair ratos para envolvê-los, nem sempre com sucesso, a águia depois de construir moradas altas, com descortino sobre tudo, espera a hora certa para matar a jararaca."

Um script conhecido Jorginho, diga-se, que já enfarou. Uma pequeníssima crônica minha transcrevi. perdáo a invasão. A jararaca está para ser engolida, devemos tudo a uma águia, rápida onde muitos são desacelerados, competente por nascer para o que faz, séria e corajosa para enfrentar o hostil habitat. Abraço. Celso

Rita Lavoyer disse...

""Naturalmente, terminado tudo, vai ser processada, mas a pena deve ser branda. Lula talvez pague mais. Que seja, ele merece. Na China seriam fuzilados, munição paga pela família, pois o exército daquele país não desperdiça dinheiro com cartuchos.
A que ponto chegamos! ""

Pesado, porém a China acerta no alvo.

petuninha disse...

Foi este o pior governo que o nosso país já teve. Talvez isso até seja bom para que cada brasileiro pense antes de votar, porque as consequências são drásticas. A Dilma é totalmente fora da casinha e os comparsas dela também. Cansei-me de ver canal do Senado e Câmara. Os petistas do governo que andavam atrás da Dilma e do Lula mentindo, diziam sempre as mesmas mentiras em defesa do PT.

Espero que os atuais políticos que estão no poder sejam capazes de levantar nosso país.

E que não sejam mais eleitos políticos que subiram no poder para roubar muito.
É como um balaio cheio de carangueijos. Quando puxa a perna de um vem trinta pendurados.

Caio Martins disse...

Vixe! Falou e disse, cumpadi! Mais claro que isso, só dois disso! Abração!

Célia disse...

GOLPE? Sofremos todos nós e estamos pagando alto! E, não temos os benefícios que 'eles' se apropriaram... ainda que com nove dedos apenas... ABSURDO isso tudo, mas previsto, não é mesmo? O abrandamento das consequências, para os envolvidos, deixa-nos ainda mais perplexos! Até quando?
Abraço.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Esta senhora poderia ter a fineza de deixar de respirar.

Anderson Fabiano disse...

Jorjão,
comentar esse seu brilhante post daria um livro escrito a quatro mãos, se optássemos pelo formato "diálogo".
Poderíamos começar, por exemplo, com a criação do PT, sob a mão protetora da igreja, a inteligência dos universitários paulistanos e o beneplácito do governo militar, leia-se Golbery.
Poderíamos brincar com o fiasco do Mensalão que tirou o Dirceu da fila sucessória e o Plano dos 24 anos de governo.
De passagem, poderíamos comentar as falácias da Carta de São Paulo e os delírios bolivarianistas da camarilha.
Dilma, coitada... bem,... coitada parece ser o melhor adjetivo mesmo. (E ainda assim, admitindo-se como raiz do termo o vocábulo coito)
Tenho dito.
Meu carinho, parceirão!
Anderson Fabiano

Unknown disse...

Precisamos ter esperança, Jorge.
Hoje pela manhã, liguei um pouco a TV e vi a fala do Michel Temer. Gostei do que ouvi. Ele pretende trazer para os cofres públicos, cem bilhões, por enquanto, do BNDES e dois bi do Pré Sal... Disse que, se tomar decisões erradas, está pronto a consertá-las... Bom, e o Congresso?
Ah! Você já sabe disso tudo.
Eu não sei de mais nada!!!
Beijos, Jorge!!!

Shirley Brunelli disse...

Jorge!!!
Luciano? Não, sou eu rsrs.
Abraço!

Ana Bailune disse...

Ele mesmo afirmou que a Dilma foi o pior erro que cometeu na vida. Agora, ele tinha que corrigir, tirando ela de circulação.

Luiza De Marillac Bessa Luna Michel disse...

Belo texto,Jorge, parabéns, abraços da Luiza

marcia disse...

Jorge,como sempre dissse tudo com clareza e sabedoria...Bjus

Unknown disse...

De política, entendes tudo. Abrs. Mardilê