sábado, 13 de outubro de 2018

Socialismo

                                   

            A mais bela e pura, romântica inclusive, forma de governo é socialista. Nasceu com as primeiras comunidades cristãs, onde todos fracionavam os bens, o pão e o vinho.
            Alguns países da antiguidade adotaram o sistema, não mais como as comunidades cristãs, mas muito semelhantes. Foi o sistema adotado antes de Cristo.  Podemos, sem medo, dizer que a Grécia Antiga praticava um sistema político bastante socialista, o que nunca aconteceu em Roma.  É sabido por todos que além das diferenças entre as duas civilizações, a grega foi infinitamente maior. Os romanos conheciam o socialismo de estado, tal qual como é praticado agora por países atrasados.  Todos os conhecem, nomes são desnecessários.
            A doutrina, antes filosófica e só encontrada nos ensinos dos mestres, passou por modificações de caráter econômico.  Marx e Engels arrasaram a doutrina original, criando o socialismo de estado, ou o comunismo.  É uma triste memória.  O verdadeiro socialismo é entre pessoas, ou não existe.  A tese é difícil, quase todos se confundem.  Aqui não há raças, pobreza, riqueza, miséria e abastança.  É o regime dos iguais, nos campos espirituais, materiais e do comportamento comum.  Difícil, raro ou mesmo impossível?
            De modo algum.  A explicação teórica talvez seja muito difícil, mas a prática é extremamente simples.  O norte europeu quase todo pratica o socialismo moderno, o despido de qualquer preconceito ou formalidade.  Os países são os mais adiantados de todo o planeta Terra, e não existe utopia nisso.  Existem amor e riqueza, em quantidade. Fome, miséria e criminalidade em excesso não são conhecidas.  O ensino é grátis, a saúde igualmente e não existe preocupação com o sanitarismo, que está resolvido em toda a Escandinávia, por exemplo.
            Defeitos?  Existem muitos, como em qualquer sociedade.  Mas não os fundamentais.  O regime político?  Parlamentarista puro, não existe presidente da República, uma figura típica de países atrasados, exceto nos Estados Unidos, onde o Congresso em tudo manda!
            O povo brasileiro, ainda muito inculto, sem bases e estudo, talvez demorará a chegar a este estágio.  É preciso lembrar que aqui, de acordo com conclusões internacionais recentes, poucos sabem a língua-mãe, o português, e a matemática.  Ou isso muda, ou nada!
            Esperemos pelo melhor!   

9 comentários:

Carmem Velloso disse...

Absolutamente perfeito, Jorge. Conheço os seus trabalhos a respeito! Parabéns.
Beijo, Carmem.

Célia disse...

Sua postagem é rica em ensinamento. Excelente. Mas, com tamanha falta de instrução, de educação onde se privilegie um embate sério, repleto de troca elucidativa... Fica o questionamento: - Quando mudaremos? Quando sairemos dessa mazela do poder pelo poder? Do quem pode mais chora menos? Não há ideologia que suporte tamanha ignorância. Enquanto os "magnatas" usufruem... O povo é usufruído e se atola na "pseudo democracia da ilusão".
Abraço.

marcia disse...

jorge um dia, tudo há de mudar para melhor. bjus

Tais Luso de Carvalho disse...

Excelente postagem, e concordo. Acredito que o Brasil está longe de ser um país como os do norte da Europa que conhecemos. Penso que levaremos muito tempo para mudarmos (se mudarmos), somos outro tipo de povo e de cultura para absorvermos uma nova mentalidade visando um todo, e não o individualismo - o qual estamos acostumados. Isso está enraizado, profundamente no Brasil. Eu não morro de esperanças, não. Mas 'melhorar' essa gandaia de agora, sim! Acredito que podemos.

Beijo, meu amigo, uma feliz semana!

Rita Lavoyer disse...

Enquanto o radicalismo, atrelado à ganancia do poder, for sustentado por grande parcela da população que idolatra político na cadeia em detrimento da justiça, sei não ...

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Lúcida análise! Abraços, Jorge.

Elvira Carvalho disse...

A falta de instrução, é pratica corrente em países que têm ou tiveram ditaduras. A esses governos não interessa um povo instruído. Quanto maior a instrução mais difícil a instrumentalização e a manipulação.
Abraço e uma boa semana

Caio Martins disse...

Sem relativizar, Jorge, diria haver uma questão de índole nos povos. Dizia meu avô caipira que boi de canga não lambe o rabo. Abração!

Majo Dutra disse...

Concordo consigo.
Socialista de gema, mas não comunista, publiquei hoje algo
sobre a cultura russa... e vou publicar a II parte no fim
de semana. Penso que vou ter muito pouco retorno, se fizer
comparação com a interatividade das postagens religiosas
do Natal.
Apesar da excelente relação entre a igreja ortodoxa russa
com o governo e das festas de desporto, os russos ainda são
considerados os 'lobos maus' desta civilização ocidental
primorosa...
Jorge, ando preocupada com o blogue da Célia Rangel (onde
o conheci) desapareceu do Google, sabe de alguma coisa?
Voltarei para colher a resposta que, desde já, agradeço
muito,
Saudações blogueiras.
~~~~