sábado, 30 de março de 2019

Mulheres, a fascinação

                              

            Nunca saiu do assunto mundial, tanto dos homens, como das mulheres. São fascinantes mesmo.  Eva teria sido amaldiçoada por conquistar o homem. Tantas Evas...
            As artes sempre registraram a beleza da mulher, desde os primórdios do Mundo.  Continuam registrando até hoje, quando elas mudaram um pouco.  As formas eram arredondadas, os músculos nada proeminentes, tatuagens nem pensar, e não existiam cadeiras no Legislativo, que nem mesmo existia.
            Mudou? Mudou sim.  O corpo da mulher, antes sagrado, tornou-se vulgar.  Antes dono de belas formas, aparentemente macias, ganhou músculos proeminentes, graças aos trabalhos feitos nas “academias de ginástica”.
            Sou um reacionário.  Mulher bonita deve ter corpo limpo de tatuagens, músculos proeminentes, ombros fortes como se fosse lutadora de boxe. Nada disso.  Não sou, de forma alguma, partidário da mater família, mas igualmente não posso admitir a vulgarização da mulher.
            Sou homem, sou filho, tenho esposa, ou seja, por mais que tenha convivido, como convivo com homens, a mulher sempre esteve junto ao meu ser.  Ao meu e o de todos.
            Mas entendo que hoje a coisa exagerou.  Vale a mulher ‘marombada’, a que segue rigorosamente as regras de coxas grossas, bunda arrebitada, cintura fina e olhar insinuante.  Ora, esta não é a mulher, é apenas uma regra da moda, que ficou  incluída na sociedade  atual.
            Ser como a Paolla Oliveira, que ilustra este postagem?  Sim, ela é linda!  Mas é uma artista, que ninguém se esqueça disso. Uma mulher!
           

10 comentários:

Ana Bailune disse...

Olá, Jorge. Concordo com você. São apenas modismos que nada dizem sobre o caráter de uma mulher, e alguns deles - como os exageros nas tatuagens - são bem feios.

Carmen Velloso disse...

Ana é uma mulher desenvolvida. Seu comentário é exatamente como o meu. A mulher não pode estar sujeita às regras de mercado, querido amigo Jorge. Beijo, Carmem.

Ana Freire disse...

Hoje, muitas mulheres seguem tendências... estereótipos... procurando assim mostrar, o quanto são livres e independentes, donas do seu corpo... e contudo, ao fazê-lo... mostram o quanto estão presas, a um outro tipo de clausura... as tais modas, ditadoras de como devem ser e parecer... e sendo assim escravas de si mesmas, sem se darem conta... exigindo-se a ser uma outra mulher, corrigida e alterada de muitas formas... com uma natureza diferente... do ponto de vista físico, e psicológico...
Um texto, no qual me revejo... e com o qual concordo...
Esta obsessão sobre parecer... em vez de ser... está minando a verdadeira natureza e identidade das pessoas... mulheres... e homens também... se pensarmos bem... basta olhar para as gerações mais novas... e ver o que também eles estão valorizando... com o que se preocupam essencialmente... (com a bateria do telemóvel... e se têm rede... e a sua popularidade nas redes sociais... e se o ângulo da selfie pode ser melhorado).
Enfim... sinais da involução dos tempos... que nos faz andar cegos... também a respeito de nós mesmos... e com isto, veio-me à ideia a obra de Saramago, Ensaio sobre a Cegueira... actualíssima!...
Um grande abraço! Feliz fim de semana!
Ana

Ciducha disse...

Concordo com a Ana.
E acrescento...sou adepta da.mulher despojada e sendo ela mesma ...apesar das marcas do tempo...que sao preciosas.
Um abraço poetico
Ciducha

Anderson Fabiano disse...

Verdade, Jorjão, do jeito que coisa vai, daqui a pouco vai ter gente se apaixonando por manequim de vitrine ou pior, por bonequinhas infláveis.
Da minha parte sigo, dinossauricamente, preferindo as mulheres de pele macia, que dormem de "conchinha", se preocupam com minhas idiossincrasias e me chamam de meu amor.
Ah! Que saudade dos joelhos das normalistas dos bondes.
Meu carinho, amigo,
Anderson Fabiano

Tais Luso de Carvalho disse...

Báh, meu amigo Jorge essa sua crônica é certeira! Penso igual. Não gosto de mulher tatuada, malhada, com pernas de jogador de futebol, tórax grande e músculo até nos olhos. A mulher pode e deve trabalhar fora, capacidade cinco estrelas, mas que seja mulher, não precisa colocar paletó! Não precisa falar no gogó, a voz feminina será ouvida!
Há anos entrei numa academia e fiquei 3 dias: era uma máquina atrás da outra como se eu fosse homem! Quase morri. Antes de criar músculos visíveis, caí fora. A mulher criou algo e não sei de onde tirou: para ser eficiente tem de superar o sexo masculino, uma eterna disputa quando isso não está em jogo! Pelo que sei os homens detestam mulher com a síndrome do poder, realmente nem outras mulheres aguentam. Por que não serem normais? Mulheres são eficientes, inteligentes, cultas, mas mulheres!!! Femininas, e não feministas.
Beijo, aplausos meu amigo!

CÉU disse...

E logo eu que amo gatos, pois desses, de duas "patas" -rs e de quatro também, Paolla Oliveira está agarrada a um cão/cachorro, mas eles são mto apegados e "bajuladores", contrariamente aos gatos, mega independentes, e portanto não façam meu género, os cachorros.

Querido Jorge,

Me chamem o que quiserem, que faço reação, que não faço-rs, etc. mas eu acho que a mulher é um ser mto especial e deveria continuar sendo. Nós somos curiosas, ciumentas, mentirosa, qdo calha, disse que disse, complicadas, pintamos o sete, enfim … maravilhosas, mas nos deixem continuar sendo desse jeito. Evidentemente k a Idade Média já lá vai há seis séculos, mas tenhamos contenção e noção. Infelizmente, e de há uns anos a essa parte a mulher está se entregando, a todos os níveis, em vez de se deixar seduzir, de se deixar pedir por vocês, amados homens.

Qto às tatuagens, piercings, músculos em exagero etc., "coisas", que não tenho, por opção e por ter cérebro -rs, creio que elas as têm por irem atrás das tendências e pke quase todas as amigas e conhecidas já têm. A mulher não entende k fazendo isso e mais aquilo está se desvalorizando e perdendo seu valor e essência?

Deve, em minha opinião, preservar seu corpo, de hoje com um, amanhã com outro, não deve beber em excesso, pke bebedeira, e qdo tem graça, é só pra homem e toda uma série de atitudes de libertinagem.

A mulher sempre foi, é e será diferente do homem, em todos os aspetos, e ainda bem k assim é o "historial".

Não entendo tb mulher gostar de mulher, nem homem gostar de homem, sentimentalmente falando, pke ou se nasce menina, menino ou hermafrodita e nada mais. Já sei, sou homofóbica, xenófoba e não sei mais quê -rsrsrs. "Os cães ladram e a caravana passa"

Beijo e um abril de paz e luz.

marcia disse...

Querido Jorge tem razão.Se eu fosse homem não gostaria de mulher marombada bjus

Caio Martins disse...

Caríssimo Jorge! Se me permitir, assino junto! Só não me permito ter "musas" estereotipadas; as Musas que me dominam, todas, têm o charme, o jeito, o jeito, a sensibilidade, o cheiro e todos os infinitos requisitos da mulher-mulher bem resolvida, dona de seu nariz e do nosso... Abraço, Marujo!

Calfilho disse...

Amigo Jorginho Sader: parabéns pela bela matéria que escreveu. A mulher do nosso tempo, século passado, não precisava de espalhar tatuagens pelo corpo, fazer academia para ter músculos de atleta, nem tentar aumentar o bumbum para atrair atenção: bastava ser feminina. Lembro até que um certo compositor baiano, um tal de Dorival, fez uma música para demonstrar sua aversão quando viu sua musa pintada demais: "Marina, morena, Marina,você se pintou... Marina, você faça tudo, mas faça um favor... Não pinte esse rosto que eu gosto e que é só meu... Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu..."