sábado, 25 de maio de 2019

Francisco Buarque de Holanda

                                  Francisco Buarque de Holanda

Como não gostar do Chico Buarque?
Como não gostar do Chico, um cara da minha época, temos idades próximas.
Cantor, poeta, compositor e escritor. Amigo dos artistas musicais mais famosos que temos e tivemos. Chico é um homem comum, simples. O político é outra coisa, são idéias. Ele nunca foi nem vereador...
Ganhou muita antipatia por ser amigo de Lula e Dilma.  Realmente, do modo de ver político, não recomenda ninguém.  Ambos são uns vencidos pela sede de poder e corrupção, não adianta negar, mas o assunto não é esse.
Sua história é outra.  Chico tem raízes intelectuais, viveu no meio deles, gente de peso, importância e notoriedade.  Não é qualquer um que é parceiro e amigo de Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Bandeira e tantos outros. Não é para qualquer um, todos sabem.
Começou moço, bem moço, com letras e músicas ainda não maduras, mas extremamente simpáticas.  Mais: maturidade é conhecimento, nunca foi sinônimo de velhice.  Das suas músicas, agrada-me sobremodo “Construção”, onde Chico mostrou o que sabe.  Todos os versos são alexandrinos, e para completar, todos são proparoxítonos no seu final.  Vão se alternando, até o término e a letra é grande.  
Parabéns pelo Camões. Ele é concedido a autores da CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa, aos literatos que se destacaram pelo conjunto da sua obra.  O prêmio maior, bom lembrar. Um milhão de euros, bem mais do que o Nobel, pago em dólares.  Claro que a importância não é esta, o dinheiro.
Só as suas letras,  ao longo de anos o justificam, afinal ainda é o maior compositor vivo do Brasil. 


14 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Gosto muito do Chico. E fiquei feliz com a atribuição do prémio. De todas as canções dele a que mais gosto, Cálice. É fantástico como numa época de censura e repressão, ele conseguiu fazer uma resenha da situação politica, com inspiração bíblica como se fosse uma prece.
Abraço e bom domingo

eloisa proença disse...

Realmente, essa homenagem, tão merecida,nos enche de orgulho e prazer em reconhecer que sua obra fez parte de nosso cotidiano, influenciando e colaborando com nossa formacao subjetiva

Marga Andrade disse...

Homenagem merecida!
Teu texto diz tudo sobre, mas devo lhe confessar nunca fui fã dele.Não sei nunca dispertou nada em mim com suas canções.

Carmem Velloso disse...

Razoável escritor. Muito grande poeta brasileiro. Não tenho medo de afirmar que Chico vai pertencer a Academia. Bonita homenagem, querido Jorge!
Beijo, Carmem.

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Jorge, gosto apenas do compositor e letrista, mas separo o cidadão brasileiro que não faz minha cabeça. Do escritor não posso falar, não li seus livros...
Uma boa semana pra você, Jorge!
beijo

Majo Dutra disse...

Tenho opinião semelhante à Taís.
Para fazer a avaliação para um prémio Camões, as raízes, o ativismo,
a simpatia, a qualidade e intelectualidade dos amigos, não devem
ser parâmetros a considerar...
Confio em Saramago que num dos seus Cadernos de Lanzarote, o tratou,
indiretamente, como uma pessoa soberba, com ''síndrome de reizinho''
facilmente irritável e relapso no bom trato social.
Porém, nada disto importaria se seus livros fossem de inegável
qualidade literária.
A perder ficaram muitos outros inteletuais brasileiros...
Imperaram modismos e tendências...
Ótima semana, Sader.
Saudações cordiais.
~~~~~

São disse...

Excelente o seu texto , lúcido e totalmente certeiro na análise.

Excelente que Chico tenha sido merecidamente distinguido com o Prémio Camões.

Excelente ter conhecimento , embora recente, de seu blogue, tão interessante

Saudações, meu caro amigo do outro lado do mar oceano

Ana Bailune disse...

Certa vez assisti a um vídeo no qual ele mesmo admitia que comprava músicas e assinava como se fossem suas. Aquilo foi uma grande decepção para mim. Mais decepcionada ainda eu fiquei ao descobrir que ele passou a vida comendo caviar e arrotando feijão: vive em Paris com subsídios do povo brasileiro enquanto decide o destino do país sentado em um café parisiense enquanto come croissants.
Detesto ele.

CÉU disse...

Olá, meu querido amigo Jorge!

Não tenho uma opinião formada sobre Chico Buarque, a ponto de poder estar ou não de acordo com seu texto. Gosto da voz e das canções, que ele interpreta, ah, e da cor dos olhos dele-rs.

Beijos e boa semana.

Diná Fernandes disse...

Olá Jorge,

Alémrabalho do Chico, ainda tive o privil de gostar imensamente do trabalho do Chico, ainda tive o privilégio de qdo trabalhei no rio , exatamente no Hosp Samaritano prestar-lhe os cuidados de enfermagem qdo passou por cirurgia, guardei até pouco tempo o lindo e carinhoso autográfo que me ofereceu.

Abraço!

Ciducha Seefelder disse...

Primeiramente aplaudo seu texto impecável,amigo Jorge
Sou fã absoluta do Chico...tivemos alguns contatos bos anos 70,,,um "puta" poeta,boa gente,bom companheiro de copo,,,o resto é o resto.Não gosto de misturar qualidades ,merecimentos etc com politica...Acho de um mau gosto!!
Beijos e bom final de semana
Ciducha

Ana Freire disse...

Faço minhas as palavras da Elvira!...
Quanto à sua vertente de escritor... confesso que não estou a par das suas obras... assim como em relação às suas simpatias políticas... apenas acompanhando pontualmente mais os seus trabalhos enquanto cantor e compositor...
Mas creio ser um prémio totalmente merecido, pela consistência e reconhecimento do seu talento... para mais, abrangendo tantas áreas diversas...
Gostei imenso do post, que me deu a conhecer de uma forma transversal, as várias áreas em que Chico tem direccionado o seu talento, e convicções...
Um grande abraço! Feliz fim de semana!
Ana

Zilani Célia disse...

OI JORGE!
POSSO DIZER QUE JÁ O ADMIREI POR SUA OBRA MUSICAL. SEUS LIVROS NÃO LI, JÁ POR NÃO CONCORDAR COM SUA POSTURA, ENQUANTO CIDADÃO BRASILEIRO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.bcr/

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Jorge,
Maravilhosa sua postagem.
Adoro ler e refletir.
Bjins de feliz mes de junho.
CatiahoAlc.