terça-feira, 5 de novembro de 2019

Panorama


                                              Panorama

            Construíra a casa num terreno pouco íngreme, subida leve, terreno e gramado perfeito. Na serra de Friburgo.
            Já havia tomado o café da manhã fazia algum tempo.  Clima ameno, talvez um pouco frio.  A casa possuía uma varanda que alcançava da frente ao lado direito, até o fundo.  As cadeiras, não muitas e as duas mesas faziam o complemento da área deveras aprazível.
            Dez horas, já poderia tomar sem ressentimento interior seu uísque.  Era o que fazia, puro, copo de vidro grosso, gostoso de pegar, e o líquido que continha descia bem, esquentava o corpo e a alma.  Entendeu que estava tudo muito bem; nada a reclamar.  Quem levanta com o Sol tudo pode!
            Sabe, ficar achando que nada está certo, nem mesmo a própria Vida, não ajuda nem resolve coisíssima nenhuma.  Piorar, piora. Ah, piora muito!  Estas atitudes passivas diante do maior são terríveis, acovardam, trazem medo, angústia e ansiedade.  Naturalmente que os fatos corriqueiros, alguns muito comuns, parecem gigantes ameaçadores, como aquela porta que ficou difícil de fechar.  Ora, se a fechadura está boa, o encaixe da porta com o seu lugar de trancamento está difícil, na maioria das vezes uma lixa termina com o problema.  Mas nem todos pensamos assim, a coisa se torna complicada, David já não sabe mais combater Golias — como se fosse isso.  É nada!
            O panorama!  O homem estava se esquecendo dele.  Pronome mal colocado?  Dane-se o pronome, interessam as árvores, o azul diáfano do céu, a tranquilidade do lugar.  É, isso ainda existe sim, parece sonho ou ilusão, mas a beleza não morre, as cores não mudam, salvo quando trocam as estações, que nos diga a música “The autmumn leaves”, no original francês "Les feuilles morts", de Joseph Kosma.
            Este Jack Daniel’s não é grande coisa não. Ruim não é, mas tem coisa melhor, com um bom café fumegante.  A varanda, a confortável cadeira, a bela e comprida mesa, o ar que se respira, e a omelete de presunto, seguida de um caprichado feijão com pouco toucinho e paio que seriam servidos no almoço, arroz, naturalmente, e uma couve em tiras fritada, provaram a aquele homem que a Vida ainda é bem suportável.
            Quase esqueço.  O tal que gosta de um uísque e está refugando um Jack, e acabou de tomar um café muito gostoso, está escrevendo uma crônica da Vida, coisas que acontecem.
            Só.  Mais nada.


14 comentários:

Anderson Fabiano disse...

Mais nada, NADA! TUDO!

No feijão, um pedacinho de carne seca ponta de agulha, o Jack ponho de lado e mergulho num Logan e o café fumegante só depois do almoço. Ah! A couve... muito alho...
Se isso é nada, viva o nada!
E a varanda que me reserve um tempo e uma rede bem preguiçosa.

Salve Jorge!

Meu carinho, parceiro,

Anderson Fabiano

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Jorge,
Para que mais na vida?
Viver bem e em paz é um talento que
as pessoas parece vão esquecendo
um pouco todo dia.
Esperei todo esse tempo para
te ler de novo.
Aprecio todo conjunto descrito,
especialmente o Whisky e o Café.
E Nova Friburgo é um lugar especial no RJ
de onde vivo distante mas visito sempre.
Bjins daqui de Pasargada.
CatiahoAlc.

Maria Mineira disse...

Manhãs corriqueiras se transformando em prosa poesia, nas palavras de quem sabe o que dizer. Parabéns Jorge!

Caio Martins disse...

Pois, Jorge! Recomendo, no lugar do uísque, uma Santo Grau PX. O resto está pereito!

Carmem Velloso disse...

Vai sair uma ótima crônica, Jorge. Sim, porque este homem misterioso sabe distinguir a aparente diferença do bom e ruim. Veja: valores iguais para o caro uísque norte-americano e os pratos mais comuns da nossa culinária. O "Panorama", seja, a natureza enfeita tudo. Ainda é gratuita! Estava inspirado o meu amigo, e depois fala mal do Jack Daniel's.
Beijo. Carmem

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Com sua licença, vou puxar uma cadeira nessa mesa aí.

Elvira Carvalho disse...

Uma crónica decerto fantástica pois tudo o que descreve nos leva a querer ficar aí, tomando também um café gostoso, e escutando-o.
Abraço

Tais Luso de Carvalho disse...

Vamos trocar o final da bela crônica, querido amigo? "Só. Isso é tudo!"
Chega um momento, uma etapa de nossas vidas que o que queremos é paz, descanso de política, de desavenças em qualquer área, e obrigações, já irrelevantes. O tempo passa, e exige mais um pouco de inteligência para se vivermos bem; o que gostávamos antes, pelas coisas que quase morríamos para fazer; viagens que éramos os primeiros a querer...já não são mais prioridades.
Ficaria aqui mais tempo falando de vida, de ideais, de coisas relevantes, mas estão nas entrelinhas de sua crônica! É só lermos devagar, está tudo nela.
Aplausos sempre!
Um feliz dia!
Beijo!

marcia disse...

Crônica tão real que dá vontade de estar presente. Bjus

Tais Luso de Carvalho disse...

Corrigindo: 'para vivermos bem...' rss
beijo, um feliz fim de semana.

CÉU disse...

Um texto delicioso e muito real, querido Jorge!
A vida tem coisas, pormenores tão lindos e interessantes, que podemos e devemos aproveitar, tão simplesmente. Amo te ler!

Novo post por lá. Te aguardo. Obrigada!

Beijos e bom final de semana.

Ana Freire disse...

Um só mais nada... que é um tudo de bom! :-D
É mesmo! Está na nossa atitude transformar um dia mau, num dia bom... sem o minar, com as pequenas contrariedades de todos os dias... pois se as levarmos mesmo à letra... acabam tomando mesmo conta dos nossos dias!
Adorei ter passado por aqui... e ter respirado um pouco dessa calma, e dessa sensatez... que às vezes ainda me falta!... Eu creio que ainda pertenço ao grupo, dos que teriam ficado a pensar na porta, que não fechava como eu desejaria... :-)
Mas um dia... eu chego lá... a esta atitude bem zen, de quem já sabe mesmo distinguir, o que realmente é mesmo importante... do que não tem importância nenhuma...
Estou de volta... depois de uns meses de ausência na blogosfera... mas esta pausa também me soube pela vida... em especial neste ano, que já me brindou, com uns meses iniciais bem stressantes...
Beijinho! Feliz domingo, e votos de uma óptima semana, Jorge, estimando que se encontre de saúde, tal como todos os seus!
Ana

R's Rue disse...

Tres belle.

Ana Freire disse...

Aproveitando que passei por aqui, verificando se alguma novidade me teria escapado entretanto... deixo um beijinho e votos de um feliz fim de semana!...
Ana