quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Jesus de Nazaré


                                                 Jesus de Nazaré

             Uma figura que confunde a humanidade, Jesus de Nazaré.
            Não pretendo explicar nada. Mas muitas ideias, minhas e adquiridas, tenho sim.
            Jesus existiu realmente.  Não se pode duvidar da sua existência.  Nos Anais Romanos, o historiador Tácito fala que em Israel “foi crucificado um certo Jesus, oriundo da cidade de Nazaré, quando era governador Pôncio Pilatos.”  Ou seja, não podemos negar a sua existência.  Além de estar registrada, a causa da crucificação teria sido política.  Era contra os judeus ortodoxos e os romanos dominadores, que adaptaram os antigos deuses gregos à religião de Roma imperialista.
            Afinal, quem teria sido este homem?  Ninguém sabe dizer com segurança, mas muitos o consideram o maior dos Profetas, o único que sabia ser Filho de Deus.  Por sua vez, aqui o problema aumenta.  Não existe Deus fora de nós, dos nossos corações e mentes.  Aquele que encontrou Deus dentro de si mesmo faz parte da comunidade divina.  Se este fato está de lado, ou seja, você não conhece o Deus que no seu ser habita, não creia.  Ele não existe, na verdade. Mistério, e este não se explica.
            Jesus entendeu bem toda a Vida, e pelo que narram os Evangelhos, deu seguidas aulas de bondade, fraternidade e caridade.  Nenhum profeta percebeu isto tão claramente.  Pregou sua doutrina e nada escreveu.  Esta doutrina foi considerada tão perigosa pelo judaísmo que pediram sua cabeça.  Foi dada.
            Estamos na época que se comemora o seu nascimento.  Pelo calendário gregoriano, vinte e cinco de dezembro.  O calendário Juliano, que não tem data, só dias numerados, sem anos. difere pouco tempo.
            Comemoremos a vinda do Profeta Maior.  Com respeito e união.  Caso você não o tenha dentro do coração, junto com Deus, esqueça.  Coma e beba à vontade.
            Feliz Natal.



Iimagem: "A última ceia", Salvador Dali

15 comentários:

Anderson Fabiano disse...

Simplesmente genial!
Aplaudindo aqui de pé!
No meu novo livro, Destino Cosmos, faço referências a esse grande espírito que viveu entre nós, deixou-nos um monte de ensinamentos que, estranhamente, ninguém entendeu.
meu carinho, parceiro.
Anderson Fabiano

marcia disse...

Falou com sabedoria sobre o Mestre dos Mestres.
Final de ano de paz e luz bjus

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Por não ter fim, esta discussão não admite nem começo... embora seu texto não proponha discussão alguma. De minha parte, acho melhor crer do que não acreditar. Vejo brilho nos olhos dos que creem. Já este mesmo brilho eu não vejo nos olhos de ateu nenhum!

Tais Luso de Carvalho disse...

É um texto que emociona, meu amigo, e concordo com tudo que li!
Muito belo!
Beijo, um ótimo fim de semana.

Ana Freire disse...

Um texto fantástico, que não questionando... também não condiciona, nem coloca em causa a crença de cada um... e contudo faz uma reflexão muito assertiva e muito lúcida... sobre esse grande espírito... que ainda hoje, permanece um mistério... com ensinamentos, tão simples, despojados e altruístas... e que ainda hoje... são de uma tremenda dificuldade para qualquer humano, os colocar em prática... sempre!... Só poderia ser mesmo um ser, de um plano bem superior...
Eu sou agnóstica... e revendo-me muito no que Alphonse Karr dizia... Eu creio no Deus que fez os homens, e não no Deus que os homens fizeram...
Independentemente da sua existência, ou não... uma coisa é certa... há mais coisas entre o céu e a terra do que a nossa mente, possa sequer tentar, desejar ou ter capacidade para entender... pois se até nós levamos uma vida inteira, para nos entendermos a nós mesmos... e às vezes... nem a mesma chega!...
Beijinho! Feliz fim de semana, e votos de continuação de um óptimo mês de Dezembro!...
Antes do Natal... certamente ainda passarei por aqui!... :-)
Ana

Carmem Velloso disse...

Gostei! Leve sem ser tolo, defeito que nunca vi em você. Bom de pensar no que se leu, racional e emotivo, sem exageros, querendo explicar o inexplicável. Mistério e festa.
Feliz Natal, Jorge! Beijo.
Carmem

Alice Alquimia disse...

Uma das mais bonitas explanação sobre o assunto que li nos último tempos.

CÉU disse...

Um texto histórico (a História não é uma ciência exata), muito bem explanado e que requer concentração, querido Jorge!

FESTAS FELIZES, NA ESSÊNCIA DAQUELES QUE NELAS ACREDITAM. EXCELENTE ANO NOVO!

Novo post e vídeo por lá. Obrigada!

Beijos e que o coração do Universo esteja contigo e com toda a Humanidade.

Elvira Carvalho disse...

Um excelente texto que me emocionou. Eu acredito em Deus e o Natal e a Páscoa são épocas que reverencio. Gostaria que o espírito de Natal perdurasse o ano inteiro. Um Natal de fraternidades, e amor. Não o Natal atual, de consumismo, e egoísmo, sem fraternidade nem solidariedade, sem paz nem amor.
Abraço

Marina Filgueira disse...

Me ha gustado mucho leer su texto, Es verdad que a Dios hay que llevarlo dentro en el corazón.
Un saludo muy cardial.

manuela barroso disse...

Foi um enorme momento de lucidez , a explanação que hoje nos traz.
Se quisermos negar Jesus, temos que duvidar de outros factos históricos . E lembro, a propósito, quando a adolescência nos interroga por tudo, é que ao estudar latim na universidade traduzindo poesia de Cícero , que ele falava no Messias que um dia viria...
O Messias nasceu depois, mas os dados estavam lançados antes.
Seja como for, Jesus existiu, nasceu de uma Mãe que dizem se tem manifestado tanto. Não sei. Sei de Fátima. Sei da paz que tudo isto me conforta. E quero que os meus olhos brilhem por sentir e agradecer tanta beleza no Universo, na Natureza.
Como diz o meu querido amigo Anderson Fabiano “ Somos filhos das estrelas” , sejam elas como forem
Se se sentir confortável, Feliz Natal !🎄

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho... e porque os meus próximos dias, serão um pouco incertos, aproveito para deixar desde já os meus votos de que passe um Natal muito, muito feliz, na companhia dos que lhe são mais queridos! Com muita saúde, amor e paz... que é sempre o fundamental!...
Tudo de bom, Jorge! Festas Felizes!
Ana

Ana Freire disse...

Votos de um muito feliz 2020, Jorge! Com muita saúde, alegrias, realizações... e muitos projectos literários, para idealizar e concretizar...
Tudo de bom! Beijinho!
Ana

Tais Luso de Carvalho disse...

Um pouquinho atrasada, meu amigo Jorge, mas ainda dá para lhe desejar um lindo 2020, com muita saúde, paz e alegria junto aos seus queridos.E muita inspiração para continuar nos ofertando seus ótimos textos.
Beijo!

Celso Felício Panza disse...

"Comemoremos a vinda do Profeta Maior. Com respeito e união. Caso você não o tenha dentro do coração, junto com Deus, esqueça." Escrever sobre Jesus. Você disse, O PROFETA MAIOR. Não deixa de ser um Profeta, mas Ele morreu como o Filho de Deus e por isso martirizado. Estava acima de tudo e de todos. Era uma parte da Santíssima Trindade. Bom texto Jorginho. Fico por aqui.