sábado, 29 de maio de 2021

Mas é assim


 

                                            Mas é assim

 

            Poucos acreditam, mas é a mais pura verdade.  Quem escreve, mente, ou bem melhor, inventa mesmo!

            Quando se fala e escreve, o que expressa mesmo é falar sobre determinado assunto, ou fato ocorrido, coisa inventada, ah, sei lá o que mais!

            O talento humano é muito fértil, conta histórias passadas com exatidão, ou de acordo com o autor, sem ela.  Se aconteceu, diria que  não deve exagerar na ficção, ou vai comprometer a realidade.  Deturpar um fato ocorrido não deve ser nunca objetivo de quem fala, ou bem mais sério, escreve sobre alguma coisa, seja ela um simples fato, um acidente sem gravidade que ocorreu na esquina, ou um grande assalto que assombrou os moradores de determinado lugar.  Os valores são os mais diversos.

            O pirralho era menor de idade.  Mas já havia alcançado um estágio da vida que poderia distinguir o certo do errado.  Continuava, perante a lei, irresponsável.  Sua atividade?  Nada saudável!  Ao invés de jogar futebol com os amigos, no campinho existente no lugar, disputado por todos, preferiu a pistola que lhe foi ofertada pelos mais velhos, com dois carregadores, ou pentes, como chamam os que estão acostumados.  Cada carregador pode comportar quatorze cartuchos. Se forem dois, o portador pode armar uma pequena guerra.

            — Ô seu imbecil, se esconde mais!  Qualquer um pode te acertar!

             Acertar nada, deixa de ser covarde, manda bala neles!

            — Você está muito exposto!

            — Aqui não tem isso não. Estamos em luta!  Ou levamos a melhor ou vamos bater o trinta e um!   

           

            Tristeza!  O mundo está extremamente cruel. Mentiras para se ir em frente,  falsidades para permanecer no lugar alcançado, seja ele sério e justo, ou crápula e safado.

            O período que passamos, ou talvez a história que o mundo sempre viveu,  foi esta. 

14 comentários:

Carmem Velloso disse...

Desalento, querido Jorge! O mundo vai mal e com ele nossas preciosidades: dignidade e vida.
Você foi duro, desta vez. É compreensível!
Beijo. Carmem

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Meu caro Jorge, usando o nome do seu blog para o comentário: é a dura regra do jogo! E bota dureza nisso. Abraços!

Tais Luso de Carvalho disse...

Mas o mundo é assim, Jorge, é esse mesmo que vivemos, e quando ligamos a televisão, como todos nós fazemos, o que mais existe são filmes de violência pura, uma verdadeira escola de crime, o pirralho sai com mestrado doutorado em crimes. Desligo na hora, não me presto para isso. Mas...tem muita gente que adora. Deliciam-se com a brutalidade. Esse é o nosso mundinho.
Uma ótima semana.
Beijo.

Ana Freire disse...

É mesmo! Desde que aconteceu haver dois macacos e uma banana... a essência da situação, proporcionou palco, para o aprimoramento do vale tudo, para se obter o que se quer...
Apesar de tanta evolução... muitos elementos das sociedades actuais, continuam... Cro-Magnon por parte do pai, Neanthertais por parte da mãe... e tão básicos, como sempre foram desde a ancestralidade... apostando na paulada para resolver o que fica difícil de se obter na base do... entendimento... palavra, que hoje em dia, tem quase o estatuto de miragem... em deserto de valores e ideais...
Compreende-se o garoto, que provavelmente terá crescido com todas as formas de rejeição desde que veio ao mundo, em cenário que não costuma dar segundas oportunidades a ninguém... fica difícil entender é, quem em lugares cimeiros, se pudesse... faria exactamente o mesmo, e com muito gosto... para obter tudo o que quer... e sem grandes problemas de consciência...
O feio estado deste nosso mundo, muitíssimo bem abordado por aqui, fez-me pensar numa série de humor, que havia há alguns anos atrás por cá, num dos canais generalistas... havia um sketch em que um naufrago fazia tentativas para voltar à civilização, recorrentemente... numa periclitante jangada feita com alguns troncos... ou chegava a uma costa... ou era encontrado em alto mar... quando tomava conhecimento do estado do mundo, através de quem o encontrava... sempre arremessava sua jangada na água, de novo... gritando aterrorizado... "QUERO VOLTAR PARA A ILHA!!!"
Ai, se a gente soubesse onde fica... estávamos todos bem mais tranquilos e seguros... :-)
Um beijinho! Votos de continuação de uma boa semana, Jorge, com saúde, e a tranquilidade possível, por entre a catadupa de acontecimentos, que estes tempos intranquilos lá nos vão oferecendo, em modo non stop...
Tudo de bom!
Ana

CÉU disse...

Oi, Jorge!

A maldade nasceu com o Homem e a gente miúda aprende depressa a lição. É bem mais fácil ter armas e matar, do que trabalhar ou estudar.
A violência não para.

Beijos e bom resto de semana.

marcia disse...

Querido Jorge,esse conto"infelizmente" foi de uma realidade brutal.
Ás vezes é preciso rasgar o verbo. Bjus

Elvira Carvalho disse...

Uma triste e trágica realidade em muitas partes do mundo.
Peço desculpa pela ausência, mas os olhos têm-me afastado do computador.
Abraço e saúde

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Shirley Brunelli disse...

Jorge, quanta saudade... Voltei, meio hesitante, mas, voltei. Vamos continuar postando nossas invenções, mentiras não rs...Porém, você disse muitas verdades que não dá para esconder...Abraços!!!

Luiz Gomes disse...

Olá Boa noite. Tudo bem? Sou do Rio de Janeiro e quero apresentar meu Blogger de viagens, turismo e cultura. Novos amigos são Bem-vindos e não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger.

https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/2021/06/arte-contemporanea-brasileira-parte-ii.html?m=0

Maria Lucia (Centelha) disse...

Um texto de verdade. Conteúdo inquietante. Mas se não fosse inquietante não seria bom. A gente inventa um monte de verdades, caro Jorge, por mais que nos contradigam ( risos )
Gostei de vir aqui.

Beijo e feliz nova semana !!

Luiz Gomes disse...

Boa tarde Jorge. Obrigado pela visita e carinho. Seu comentário me anima a continuar o meu trabalho. Aproveito a oportunidade e sigo o seu trabalho com muito carinho. Sou um novo seguidor e gostaria de lhe convidar a fazer parte da minha lista de seguidores e novos amigos. Uma excelente terça-feira.

Ana Freire disse...

Aproveitando que passei por aqui, hoje, deixo um beijinho, estimando que tudo esteja por aí, o melhor possível!
Por aqui... em maré de duras restrições, de novo, no nosso país, enquanto a variante Delta faz figura de estrela principal... por conta dos comportamentos colectivos descuidados... mesmo com vacinas, esta nova realidade ainda vai demorar a passar... mas as pessoas, ainda não se mentalizaram disso... e os comportamentos inconscientes, em meia dúzia de dias, fazem retroceder meses de sacrifício, os resultados mais animadores que tínhamos... de país exemplar, mais uma vez vamos do 8 ao 80... de país a evitar...
Saúde, e precauções em alta... que a nova variante, na calha, parece que vem do Perú... e já anda por toda a Europa... Lambda, de seu nome! Acho que o alfabeto grego, já não terá letras que cheguem, para este género de nomenclaturas virais...
Beijinho! E votos de tudo a correr pelo melhor!
Ana

Rajani Rehana disse...

Awesome post