sábado, 10 de julho de 2021

O que penso


 

                                                      O que penso

Sabem? O Brasil nunca andou tão complicado!

Podemos ir à garra, se não houver mão firme! E eu pergunto: de quem podemos pedir auxílio?

De nós mesmo, ora. O povo anda muito alheio as suas causas, só reclama das autoridades, e nada faz de positivo.

Ou participa ativamente, em todos os setores civis, da maneira que for lícita, óbvio, ou fique de boca calada.

Todos sabem que o atual presidente só pensa na reeleição. Baixo clero, e comprometido com religiões incertas, os evangélicos fazem parte de seita a qual só o poder e o dinheiro interessam.

No mais, o estado brasileiro é laico. Se sou Lula? Claro que não! O ignorante liquida com o Brasil e ainda faz pose de herói? E ainda tem vantagem eleitoral em cima de qualquer opositor?

Este assunto precisa ser resolvido. Os crimes que praticou vão ficar impunes. A prescrição vai alcançar o bandido, e o Ministério Público continua de braços cruzados, não o denuncia em Brasília, foro competente.

Durante a II Guerra, havia um cartaz famoso, já utilizado antes. na primeira. Traduzido do inglês, quer dizer "Sua Pátria precisa de  você!”  Vamos guardar este mandamento!  Serve para nós com muita propriedade.

13 comentários:

Carmem Velloso disse...

Nem mais, nem menos, querido Jorge. Sabe? Quem entende disso é você, que é criminalista, ou foi. Pouco importa. A crônica está perfeita, sem nenhuma bajulação.
Beijo,
Carmem

Rita Lavoyer disse...

Jorge, boa tarde. Você continua pensando bem. Verdade é que o país continua à deriva. PT entregou 14 milhões de desempregados ao Bolsonaro que, por falta de inteligência, não serve nem para coveiro, mas prefere enterrar todos nós. E eu sei bem que você jamais será Lulista, nem eu.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Estamos na roça. Um pitecantropo no poder, com a ameaça da volta do saqueador de estatais. Só indo embora daqui.

Jorge Sader Filho disse...

Meu caro Marcelo, acredito que nunca respondi a comentário nenhum. Você é o primeiro, mas além de velho companheiro de letras, é um homem esclarecido. Muito bem! Estou velho, vou ficar para ver o que der e vier, e não gostei desta crônica. Passei o recado, mas com um estilo que não é meu, frase sucedendo frase. Grande abraço, obrigado.
Jorge

Nadir D'Onofrio disse...

Infelizmente uma crônica, contundente, cumprimentos Jorge Sader!
Muito triste saber, presenciar nosso país vivenciando, isso tudo.
Gostaria que essa realidade fosse, um sonho ruim, onde ladroes
são soltos, justamente, por aqueles que estudaram as leis para fazerem cumprir a justiça.
Cargos esses com remunerações altíssimas, fora, as demais mordomias pagas com os impostos
taxados ao povo.
No governo dessa nação, há, tempos não vemos um líder verdadeiro.
Quer saber? Sinto falta dos presidentes militares de outrora.
Feliz semana!
Nadir D'Onofrio

marcia disse...

Querido Jorge,politica atual ou antiga prefiro não opinar.Foi bom te receber.Se cuida bjus

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Jorge, mas a crônica está verdadeira!
Caso forem para o segundo turno os 'dois' (estou esperando a opção) certamente que não votarei, entre o roto e o maltrapilho, prefiro a minha consciência. Jamais um equívoco novamente.
Brasil está péssimo.
bj.

Anderson Fabiano disse...

Jorge querido,
somos de um tempo em que o povo podia buscar guarita em entidades como ABI, OAB, CNBB, STF... E hoje? Quem nos socorre se os três poderes estão contaminados e somos governados por um tenente promovido a capitão por força de ida para reserva, com atitudes de sargento de campo e vocabulário de recruta.
Abraços fraternos,
Anderson Fabiano

Caio Martins disse...

Hehê! 'Tá tudo dominado, Marujo! Nada de novo.
O Bolsossauro Rex não chegou lá sozinho, contudo. Povim safado!
Abração, Mestre!

Rajani Rehana disse...

Fabulous blog

Ana Freire disse...

Não estou muito por dentro dos "desvios" de Lula... mas como ouço tanta gente a falar deles, e por não acompanhar a política brasileira, de outros anos a fundo, não duvido que tenham existido... contudo... sempre tive em conta como Lula, sendo um homem do povo... e que apesar de alegadamente ter feito, o que tantos apontam que tenha feito... não me parece ter deixado o Brasil... bem pior do que está no momento... isolado do mundo, no que a uma pandemia que veio para ficar, diz respeito. Nunca vi Lula, com tiques ditatoriais... e sempre vi Lula, expressar-se condignamente, apesar da sua pouca, mas honrosa escolaridade, representando o seu lugar, com elevação. Jamais ouvi de Lula um presidencial "caguei"... que simplesmente deixa o mundo perplexo, como alguém assim, no momento, chegou a representante de coisa alguma...
Com este Jair... aprendiz de Trump... as similaridades são evidentes... e já deu para ver, o que ambos defendem... que todos os meios são válidos para atingir fins políticos e de seus interesses... honra e ética... não os vemos espelhados nestas figuras... apenas falta de compostura, e de vergonha...
Dá-me a sensação de que nas próximas eleições, o Brasil vai ter de escolher entre dois males o menor... na perspetiva de muitos... eu acho que apenas há que escolher, entre duas figuras políticas... uma que sempre representou e respeitou os processos democráticos, e até cumpriu pena, por um regime democrático e em funcionamento (coisa a que muitos, certamente com crimes bem mais graves, se esquivaram)... e outra que parece estar sempre a querer contorná-los, logo que tenha oportunidade... e a quem o povo tem de agradecer as vacinas (as de 50% de eficácia), que chegaram bem tarde e a más horas... e fizeram mais de meio milhão ganhar asas... e que desde que tomou posse, não fez mais nada, do que comício para se reeleger em modo non stop... apenas lhe louvo a competência... na empenhada destruição a que votou a Amazónia... que não só pode comprometer o clima no Brasil, a curto prazo, mas do Mundo, a médio prazo...
Não sei se o Tiririca, ainda anda pela política... mas o slogan dele... pior que está não fica... talvez fique mesmo... se uma reeleição acontecer deste Jair da gripezinha... é só mesmo uma questão de se esperar para ver... com Jair... de braço dado ao caos... que sempre antecede quaisquer ditaduras... que costuma ser a forma governativa, tão da preferência de muitos coronéis... é só mesmo dar-se uma segunda oportunidade ao homem...
Gostei da sua crónica, Jorge, que de uma forma crua, mas sentida, nos expõe a corrente realidade brasileira, em vésperas de eleições... e as poucas alternativas, que aparentemente, voltam a estar mais evidentes, para o cargo mais alto da nação...
Um beijinho! Bom fim de semana!
Ana

Rajani Rehana disse...

Your blog is amazing

Elvira Carvalho disse...

A situação no Brasil está preta. Infelizmente não só no Brasil, mas cada um sabe onde lhe dói.
O mundo está deserto de bons políticos. Hoje em dia grande parte dos políticos escolhe a carreira apenas porque é um tacho que enche a barriga, o poder, e a corrupção que existe na política enche o bolso de muita gente. Eles querem lá saber do bem estar do povo, o povo que se lixe.
Abraço, saúde e bom fim de semana