sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Vila Real da Praia Grande

Praia de Piratinga












Vila Real da Praia Grande nada mais é do que o antigo nome de Niterói, na época Nictheroy.
Gosto dela. Aqui fui criado, educado e vivido. Começo a escrever sobre a minha terra. Prossigo aos poucos, para não cansar.
Não há quem desconheça nossas praias oceânicas. Saindo da baia da Guanabara, Piratininga é a primeira, longa, com mais de três quilômetros de extensão, areia branca de doer os olhos mesmo quando a claridade não é muita. Seguem Camboinhas e Itaipu, sendo que a primeira é apenas o início de Itaipu. Modismo de apalermados; Camboinhas era o nome de um navio de ficou à matroca e acabou encalhando na areia. Era a atração do lugar, até que o ferro velho foi desmontado. No lugar surgiu um bairro de gosto duvidoso, entre belas casas e experiências de arquitetos ou mesmo donos de terrenos que desenharam suas habitações.
Piratininga perdeu sua beleza noturna, pois foi iluminada por verdadeira usina de força, tirando o brilho das estrelas que embelezavam o lugar.
Mas o paraíso está escondido em Itacoatiara, talvez a mais bela praia do litoral brasileiro. É toda cercada pelas montanhas que fazem parte da Serra do Mar, não muito grande, com cerca de seiscentos metros. O mar é forte e tem correntezas. Em muitos dias do ano, só surfista mesmo. Mas como o lugar é perfeito, uma pequena praia permite o banho de crianças. Interessante que a maioria dos moradores é carioca. Eles vivem entre árvores floridas, ruas sem calçamento... Um outro mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante apreciar a capacidade do autor. Um conto romântico, poético e outro de uma violência grande, o Sem Susto. Talentoso e criativo, o autor.
Reinaldo Guimarães

Letícia Carvalho Higgs disse...

Uma bela e inesquecível praia onde já passei férias. Sendo curitibana, não posso deixar de cumprimentar os niteroienses, que me dispensaram tratamento muito gentil. O autor está de parabèns.