sexta-feira, 19 de abril de 2013

A maldição Lula


 

Louvado por muitos, Lula está sendo visto agora como verdadeira maldição para o país. 

            Sempre debochou das pessoas esclarecidas, afirmando que diploma não dá autoridade a ninguém.  De fato, não dá mesmo.  Da mesma forma, a ignorância, o preconceito e o despreparo devem estar longe dos políticos que dirigem uma nação.

            Quando assumiu a presidência, Lula encontrou um país recém-saído de processo inflacionário grave, resolvido pela equipe dos economistas matemáticos André Lara Resende e Pérsio Arida, que extirparam a inflação da economia brasileira, fato que já durava um século.  No final, tempos do governo Sarney, estava intolerável, atingindo patamares simplesmente ridículos.

            O pesadelo terminou, e o governo foi entregue ao líder petista.  Analfabeto, tratou de cercar-se de antigos membros ‘aceitáveis’ para o PT, como o Diretor do Banco Central, Henrique Meirelles, banqueiro de larga experiência e que também trabalhou no Plano Larida, assim denominado por conter os sobrenomes dos idealizadores, Lara e Arida.   Com Meirelles no Banco Central, a economia aguentou-se bem no primeiro governo petista.

            Os desmandos foram se acumulando.  Inflação não surge do dia para a noite, é insidiosa, vem devagar e sorrateira e afinal se instala.  É o que está acontecendo na fase Dilma.  Ela acaba de corromper o poder de compra do brasileiro em 23,1 % em São Paulo; 22,7 % no Rio de Janeiro; 22,5 % em Brasília e 32,6 % em Salvador, durante o ano que passou.  O salário mínimo teve alta de apenas 9%.  É a pior crise em 10 anos, tempo que dura o governo petista no Brasil. A informação vem da UOL, de 13/04/2013, assinada pelo jornalista Sílvio Guedes Crespo.

Um exemplo drástico é a Petrobras.  Petróleo sempre foi o melhor negócio do mundo.  Nas mãos dos incapazes, deu um prejuízo de 1,346 bilhão, no segundo semestre de 2012.

            Não consigo entender o silêncio de escritores diante de fatos como este. O homem de letras sempre esteve profundamente comprometido com a política, e não poderia ser de modo diferente, já que é um formador de opinião por excelência.
 
Imagem:  Inferno 2, Hieronymus Bosch,  Museu Hermitage, São Petersburgo.


13 comentários:

Caio Martins disse...

Jorge, nos tocou viver na era das mentiras, e invenções miraculosas... o Lula faz parte de ambas. Mas, como há duas coisas que não têm limite, como o universo e a estupidez humana, pague-se o preço, com todos os efeitos colaterais apensos... Forte abraço!

Célia disse...

De óculos com lentes escuras ou, transitions... vive o brasileiro... É o eterno 'burrinho de presépio' que submete-se até pela preguiça mental. Se, diploma não dá autoridade a ninguém, omissão também não - torna-se covardia e falta de opinião! Não aguento quando ouço 'palestras econômicas infindáveis sobre o tomate'... sabendo que é simplesmente um desvio de reflexão muito mais grave da 'inflação' que agrava todos os setores mínimos para nossa sobrevivência! Ah! Se fora apenas o tomate... o 'elefantinho da CICA resolveria! Por favor, não subestimem nossa inteligência. Suas colocações político-sociais, são excelentes para o momento que vivemos fazendo mil e uma conta para, tentarmos não extrapolar nossos orçamentos! Valeu, Jorge, por nos levar a uma tomada de consciência cidadã.
Abraço, Célia.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Seu texto coincide tanto com o que penso que eu reivindico a co-autoria! Bravo, Jorge.

petuninha disse...

Ouço constantes queixas de governantes. Sobre as atitudes do Sr. Lula e de seus asseclas, é lamentável que nós, povo brasileiro, neste país gigante tenhamos chegado a esta situação. Falcatruas,mentiras e impunidade. Penso ser importante que muitos tenham consciência do que ocorre.
Por outro lado tem aqueles que se contentam com uma "bolsa família".É muita mediocridade.Eu me perguntoa até quando esta situação se sustentará?
Parabéns pelo artigo. Beijos.

Unknown disse...

Umas pessoas calam por comodidade, e outras por imposição. Resta saber quem cala por quê. Quem sabe nada diz. Abrs Mardilê

Carmem Velloso disse...

Lula foi um erro que acabou com a fase de um país sério.
Dando o mal exemplo, incentivou a prática de crimes por todo o Brasil, que cada vez acredita mais na impunidade.
Dilma é mais discreta, mas muito incompetente. Seu ministério é cômico!
E o povo que se dane. Reparo que o silêncio está sendo feito aqui também. Medo dos chefões?
Beijo, Carmem

Blogat disse...

Calam-se (calamo-nos) por vergonha, mas, sobretudo, por uma frustração tão enorme, tão sufocante, que nos tira até mesmo a capacidade de acreditar (de novo).
Profunda e totalmente lamentável.

cristinasiqueira disse...

Penso que ao priorizar o trabalho de todos os dias,as filas ,as contas , os cuidados com a família enfim a
vida útil e produtiva que nos dignifica dispendemos toda a energia e mais um pouco além do que é humanamente possível suportar.Na verdade não temos nem o tempo e nem a energia do GRITO ! E ai privilegiamos esta corja que abunda com o nosso dinheiro a se abastar .Não acho que somos burrinhos de presépio mas cidadãos impotentes cuja arma hoje é se manifestar ,ter corum mas na prática nada se altera.Consciência só não movimenta a força que deveríamos ter.Hoje estamos dispersos,acreditando no barulho mas sem que haja explosão.E dai refletindo sobre este sistema caquético de velho decidi ignorá-lo.Tratar político como leproso no tempo de Cristo.Na impotência...desvio de caminho e ouso ignorá-los.Acredito que o poder pelo poder esta falido e o povo uma hora há de acordar para isso.No dia a dia minha política é de dona de casa e suo na feira,como todos nós mas resolvi inverter o processo e não dá tomate tem ovo.Me recuso a ter carro ,ando a pé pois não concordo que carro tem que ser maior que gente...Acredito que as empresas deveriam tomar a incumbência de gerir o país,de cobrar,e exigir.De minha parte atuo junto a estes brasileiros lúcidos e vou interferindo um pouquinho aqui e ali.Diga Não a todos êles;exclua,deixe falar sózinho.Deixe que usufruam da herança maldita que êles amealharam.Quanto ao Lula esperar o quê ,que ladrões julguem ladrões?No mais é REZA,muita reza !

Beijos querido amigo Jorge.Estou com vc e lamento isso TUDO !Mas...

marcia disse...

Lula, foi um dos maiores erros da história do nosso país...bjus

Rita Lavoyer disse...

Nossa, parece que estou atrasada neste comentário, pô! Tenho tantos livros para serem lidos e trabalhos da faculdades para entregar que juro que nem sabia de nada!

O que me atormenta é o grande cinismo ou cegueira de quem do grupo dizer que isso e que aquilo não aconteceram, que são perseguições ao "grupo honesto".

Não demora muito, jurando por Deus, vão provar que sabiam de tudo, sim! E que os culpados somos nós!


Jota Effe Esse disse...

Quem dera, Jorge, o Brasil tivesse meia dúzia de pessoas esclerecidas, e que esclarecem, como você! Torçamos para que apareça alguém capacitado a torcer o pescoço dessa maldita inflação. Meu abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Quando a gente sente vergonha do que vê; quando sente vergonha do que tinha de ver e não vê; quando sentimos vergonha do país em que nascemos e vivemos é porque a 'coisa' ficou insuportável!
Perdi minhas esperanças...
Abraços, Jorge Sader!


Anderson Fabiano disse...

Jorjão,

O país andava anestesiado e esse lulismo inconsequente está mostrando as primeiras feridas agora. Pior, ainda vem mais por ai.

A molecada resolveu fazer o que os marmanjos empurraram com a barriga. Pode até não dar em nada, afinal o discurso da meninada nada meio desafinado em termos políticos, mas, sem sombra de dúvida, alguma coisa vai restar e, com um pouquinho de sorte, a maioria dos brasileiros acorde de vez e perceba que "Lulinha eu não sabia" foi a maior falácia dos anos petistas.

O Brasil merece acordar! O Brasil tem pressa!

Meu carinho,
Anderson Fabiano