quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Chico, Chico!


                                             


    Convidado especial da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco desembarcou no Brasil em julho de 2013.
Sua chegada espantou os observadores. O carro que o conduzia, de janelas abertas, ficou engarrafado no trânsito do Rio de Janeiro, para horror da sua segurança. O então desconhecido Chefe da Igreja mostrou seu destemor, sua simpatia e inegável coragem. Não permitiu que fechassem os vidros, deixando que o povo o tocasse, e ele mesmo tomou a iniciativa de abençoar crianças, principalmente. Ponto para o Papa Francisco, que começava a ganhar a simpatia brasileira.
    Como seria mais do que normal, todo o tempo que ele aqui esteve, só fez aumentar a simpatia pessoal, o bom humor e a confiança no também chefe de Estado.
    Conhecido pelas armações que inventa para ganhar as manchetes da mídia, lembrando o caso Lula com as pesquisas atômicas sírias, quando apareceu como perfeito idiota, o que ele é realmente, pois enquanto afirmava que o acordo com o governo árabe tinha sido feito, os chefes sírios diziam que o fato estava assinado, mas que as pesquisas atômicas continuariam. As palhaçadas de Lula não terminaram por aí.
   Com a nação em pé de guerra, fazendo passeatas pacíficas mas politicamente ameaçadoras, sua lugar-tenente Dilma Roussef viu sua popularidade despencar desastrosamente e sabe que não é mais nada no país, mas não pode reconhecer tal fato. Se não sabe, é mesmo muito cega, despreparada e absoluta ignorante em política.
   Que fez Dilma, naturalmente orientada pelos idiotas assessores petistas? Convidou o Papa Francisco para visitar o país como chefe de Estado, o que ele também é, na verdade, já que o Vaticano é um estado independente. Ele recusou, alegando de imediato que veio à Jornada, e não oficialmente ao país. Foi o mesmo argumento dado quando recebeu o convite da pasma para aderir ao plano brasileiro de exterminar a fome na África. Esta foi ridícula e cômica!
    Como se os cardeais do mundo inteiro fossem idiotas, imbecis, talvez petistas, e não soubessem o que se passa no planeta.
   Convidar o Papa para resolver problemas do mundo... É muito cinismo e falta de educação, não há como negar. Os dividendos políticos não apareceram, como era o óbvio, mas o PT não quis enxergar. Dizia Nelson Rodrigues que estes são os “cretinos fundamentais”, ou seja, “todos aqueles que não enxergam o óbvio ululante.”
   Chico, Chico! O simpático Jesuíta Argentino, que conquistou a todos, deve estar achando graça até agora.

13 comentários:

Caio Martins disse...

Tem outro Nelson que o Rodrigues, o Jobim, que afirmou em 2011: "Os imbecis perderam a modéstia!"
Forte abraço, marujo!

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

O grande Chico deu o merecido troco ao oportunismo rasteiro da Roussef. Você a chama de lugar-tenente do Lula. Já eu a alcunhei de Marlene Matheus... Rsrsrsrsrs
Abraços, Jorge.

Marco Bastos disse...

Prezado Jorge. Sua crônica está excelente. Mais que isso - está gozada e estabanada. O relato ficou coerente com os fatos. Não bastam a intenção e a vontade - A mulher de César além de séria precisa parecer séria. O presidente era O Cara, mas não fica bem a presidenta ser A Cara - afinal flexiona ou não pelos gêneros? rs. O Papa é simpático. Tem carisma e muita energia, mas pelo jeito não quer ser tábua de salvação para oportunistas desesperados. abrçs.

Anônimo disse...

O século XXI ficará para a história como a época em que nada há lugar estabelecido. Um balaio de gato, ou melhor - " é nóis, mano - tamo junto e misturado". As igrejas não sabem o que fazer para acolherem os jovens, a presidenta nunca imaginou que o feitiço viraria contra o feiticeiro - os jovens estão nas ruas depois de décadas, e o mundo se vê sem políticas governamentais sólidas, o comando é do tráfico.
Os valores familiares se perderam e a instituição família está falida, a falta de educação gerou um colapso social e político, e a justiça se tornou realmente cega. Penso que é sorte nossa, o Brasil ser o país do carnaval, afinal lideraremos o furdunço mundial... Rsss
Meu abraço!

Ana Bailune disse...

Boa tarde, Jorge. O discurso da Dilma foi sofrível. Como brasileira, fiquei envergonhada...

petuninha disse...

Olá, Jorge!
Excelente tua cronica! Abordas fatos políticos e sociais deste nosso "Brasil varonil", que sofre e treme pelos desgovernos do PT.
A impressão que tenho é de que a Dilma dá tantos foras, que mais parece uma títere do Lula. E deve ser. Com tantas coisas importantes a serem resolvidas em nosso país,ela estava ocupada com o decreto que passaria a chamá-la de "Presidenta"
Sem dúvida o Papa Chico é de um grande carisma e simpatia. E tem que ser, pois a poderosa instituição que é a igreja católica está dia a dia se esfacelando mais. A corrida para arrebanhar as ovelhas perdidas ou desaparecidas é grande. Mas, vai ser mais um paleativo.

Célia disse...

Incensaram os brasileiros... mas não nos santificaram... O efeito colateral foi desastroso! O "Chico" esteve na festa... A festa acabou e a imbecil realidade permanece... Até quando?
abraço, Célia.

Tais Luso de Carvalho disse...

Gostei do Papa Francisco nessa Jornada Mundial da Juventude / 2013, gostei de seu jeito sincero, transparente, simples e sem pompas. Não dá para se admitir mais luxo no catolicismo quando boa parte da humanidade passa fome, vivendo numa miséria absoluta. Para a igreja crescer, recuperar fiéis, tudo tem de ser mais modesto, mais moderno e mais real. Muitas modificações, lá dentro... Todos percebem.
As trapalhadas da 'segurança' foram traumatizantes. Não sei como esse papa saiu vivo. Deve ter sido um milagre que ninguém percebeu.

Quanto à PresidentAAA (eta palavra bem feia), se esse fosse o problema... Mas não é, né?
Grande abraço, amigo!

Rita Lavoyer disse...

Há há há, parodiando um trecho do Marcelo Sguassábia: Se ela continuasse a molhar as palavras choveria mais fogo e raios em direção a ela há há há
Já que quem está na chuva é pra se queimar - queimou... a língua !

marcia disse...

Crônica como sempre ótima... Quanto ao papa... vamos aguardar o andar da sua carruagem....Bjus

Jota Effe Esse disse...

O Brasil virou mesmo uma palhaçada nas mãos dessa gente idiota do PT. Meu abraço.

Fanzine Episódio Cultural disse...

“IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com

Obs (PS): O tema é livre.

Anderson Fabiano disse...

Bom dia, Jorjão,

Fico me perguntando: de onde esses políticos tiram tanto cinismo? De onde tiram essa empáfia toda de que são os seres mais espertos do planeta? Será que a Dilminha Maravilha ainda não percebeu que os jovens que outrora exibiam estrelinhas vermelhas no peito estão de saco cheio com tanta imoralidade?

Quanto ao Papa Chico.. parece ser do bem... mas também é político. E pior, representa o partido mais poderoso do Ocidente. Sei não... vou esperar mais um pouco. E pra piorar o cara é argentino... Sei não.

Meu carinho,

Anderson Fabiano