terça-feira, 3 de abril de 2012

Escrever em blog ou site















Escrever em blog ou site

Assunto não muito discutido entre quem usa a internet para escrever é qual o melhor método, a via mais direta de comunicação com o leitor.
Existem duas formas. Sites literários conhecidos, onde sempre participam poetas e prosadores, e os blogs individuais. Os sites divulgam mais depressa, enquanto o blog é mais lento, precisa ficar conhecido como bom para ser frequentado. Muitos iniciantes nesta modalidade desistem em pouco tempo, por falta de leitores.
Existe diferença entre os dois? Acredito que sim. Quando se escreve para um site, é conveniente acompanhar o estilo dominante do mesmo, suas tendências, enfim, o seu todo. Nem sempre o autor concorda com a diretriz do mesmo, e pode sentir-se constrangido e não soltar seu pensamento mais verdadeiro. É muito comum esta hipótese.
No blog é diferente. O assunto flui conforme o entendimento do autor, é bem pessoal e acredito muito mais expressivo. Nesta modalidade acontece um fato interessante. Observe o contador de visitas do seu blog. É comum determinada postagem ser lida por mais de vinte pessoas, e ter apenas um ou dois comentários. Na maioria das vezes, o fato acontece pelo leitor não saber colocar a sua mensagem no blog. Outras vezes, é por preguiça mesmo. Os blogs mais conhecidos são os vinculados ao Google, onde existe variedade grande de modelos, uns austeros, outros bonitos e elegantes. Fato que anda incomodando é entender as duas palavras que devem ser colocadas no final da postagem, para que haja publicação. Antes simples, está muito difícil de ser lida e repetida, o que tira o ânimo de quem quer comentar.
Ambas as comunicações são muito interessantes, mas prefiro o velho blog, que dá mais trabalho, mas sou bem autêntico.

13 comentários:

chica disse...

Belos questionamentos.E eu também prefiro o bom e velho blog... abração, mas sema as letrinhas! Aliás as tuas andam aqui,rsrs..

Vi agora ao comentar!

Feliz Páscoa,chica

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Oi, Jorge. Muito oportuna a distinção que você faz entre os dois veículos. Concordo com tudo o que disse, mas não tenho uma preferência em particular. Quanto aos comments, é isso mesmo. Além de exigir uma atitude e um tempo do leitor, as famosas "captchas" são mesmo de lascar... falar nisso, tem mais duas abaixo deste comentário que estou fazendo.
Um grande abraço!

Caio Martins disse...

Hehehe! Jorge, lembrei do primeiro blog que você tentou montar... Apanhou mais que viralata na feira... Quanta água passou pelo moinho!
É por aí: num site, há que seguir as regras da casa. No blog, é você com o público. E, Marcelo, as incômodas "captchas" impedem que algum safado, com um gerador de mensagem(robô), inunde seu blog com porcarias... Inclusive malwares. Pequeno preço a pagar pelo sossego.
Vamo que vamo!

lino disse...

Estas malditas palavras de controle podem ser eliminadas pelo autor do blogue, como eu fiz no meu!
Abraço

Unknown disse...

Também prefiro postar no meu blog. Depois que o criei, publico pouco em sites de escritores. Abrs. Mardilê

Célia disse...

Blog, segundo minha ótica, inicialmente, é despretensioso. Ao se tornar conhecido e comentado adquire "maturidade" e como tal a "bendita responsabilidade". Se tem um objetivo explícito segue; caso contrário torna-se uma colcha de retalhos que se desmancha sem possibilidade de reciclagem. Já o site é mais "pretensioso" e necessita de uma construção com uma abordagem mais sólida, que realmente cative o leitor. Mais ou menos como alguns que ao ligarmos nosso computer tornam-se nossa página inicial e de visita diária e obrigatória! Agora, minha opinião sobre "coments"... é que nem todos têm "cara e coragem" para exporem-se... Rodopiam nossos blogs, plageiam... e somem! Minha visão!
Bj. Célia.

Mel Racional disse...

Engraçado, eu tive um site que era muito bem movimentado. Os meus colegas,parece na época, que tinham mais tempo de acessar a net. Deletei-o devido ao criador do site, que para lembrar-me de pagar, uns míseros 20,00 reais por mês, o que cabia ao provedor, já que o valor total de criação do site ele cobrou uns 380,00 Reais... Todo mês tirava-o do ar uns dias antes do pagamento... Já, o blog, sendo grátis, percebo algo sem graça, fica um troço parado... Tenho três e nem tenho mais vontade de ir até eles... Gosto de movimento, de rotatividade, de ler todos os dias pessoas que se curtem em assuntos bons e diversos. Pode um blog chegar a isto, a uma boa rotatividade. Mas, ele é limitado, porque é individual, não tem acesso a postagem de outros personagens... Vou deletar os meus, nem tempo mais para eles eu tenho e nem tenho mais vontade deles. Gostei da imagem, bem sensual...

iderval.blogspot.com disse...

Amigo, Eu sou Iderval Tenório,sou médico e pertenço à SOBRAMES Bahia.Tenho um site profissional ,da minha Clinica´,este eu divulgo para empresas médicas .Para o lado cultural mantenho o meu blog,nele posto textos meus,de grandes autores e divulgo a cultura para os jovens,tenho uma média de 500 acessos dia, os estudantes gostam,conto a história da cultura atrave´s dos grandes nomes,principalmente aqui do Nordeste.O Blog do Jorge é uma pérola e deveria se difundido no meio acadêmico com mais enfase.Eu aprendo muito com este mestre.Obrigado Professor Jorge Sader Filho.Um abraço e boa sorte.Iderval.

Rita Lavoyer disse...

A todos os que passarem por aqui ou aos que já passaram e retornarem digo-lhes que antes de vir aqui eu precisei de uma aula do Jorge.

Questionei algumas coisas e ele, profissionalmente, me respondeu, ensinando-me.

Agora, lendo alguns comentários aqui vejo que ainda tenho muito a aprender sobre sites.

De blog quebro a cabeça e vou montando pecinhas daqui e dali.

Quanto as letrinhas que abusam da nossa paciência, oriento-os a deixá-las. Eu retirei as minhas e estou recebendo umas postagens anônimas, no blog, esquisitíssimas.
Fui atrás para tentar descobrir quem são os 'anônimos".

Depois passei a receber postagens de blogs de alguns seguidores "sem assunto" , aliás ainda recebo.
Como já sei do que se trata, deleto.

O técnico me orientou várias coisas, inclusive a retornar com as letrinhas. Afff! Ajudei em alguma coisa? Eu não retornei com as 'letrinhas'


Prefiro o blog porque ele tem a minha cara.

Graça Campos disse...

Olá, Jorge! Gostei muito do seu texto.Refletindo, os sites são oportunidades de aprendizado, além de encontrarmos pessoas afins, conhecermos e fazermos amizades. Existem regras, e certas não agradam a todos. O blog pessoal deixa-me mais à vontade.Importante é que somos responsáveis pelas publicações principalmente pelos registros de nossa autoria. A comunicação é preciosidade...
Um abraço fraternal,

Graça Campos

Teresinha Oliveira disse...

Bom ter passado por aqui e lido suas opiniões. Também prefiro os blogs. São mais pessoais e portanto, mais interessantes. É você escrevendo para si mesmo, pelo prazer de escrever. Claro que é ótimo quando alguém lê e gosta. Ou não, e discorda. Quanto as "captchas" -é esse realmente o nome?- Não tenho preguiça de digitá-las, o que me aborrece, é quase ficar vesga para entender as letras borradas. Teresinha.

marcia disse...

Jorge,depois de ler você e a todos os comentários estou em dúvida se vou em frente com meu blog ou não.Provar que não é robô é tão chato!..Comentário sabor chocolate...

Maria Luzia Fronteira disse...

Jorge nunca é demais ler o "próximo"... mas o meu blog é o meu tesouro que me dá imenso prazer derramar o meu estado de espírito em determinados momentos da vida...
Acho interessante ler outros pensamentos que não os meus, pois esses (meus) já os conheço à medida dos acontecimentos.
Abraços
Manuela